Categories: Regional

Com déficit de R$ 7,5 milhões, Hospital Santa Cruz realiza protesto

Para expor as dificuldades financeiras, o Hospital Santa Cruz realiza um ato em frente ao seu prédio. A ação deve seguir até o fim da manhã desta segunda-feira, 1º de agosto. Com faixas e balões em preto, funcionários e diretores protestam pela falta de recursos.

Em uma das faixas, há uma frase que expõe a situação: “O Hospital Santa Cruz realiza em média 33.000 procedimentos SUS por mês e não está recebendo recursos suficientes para sua manutenção. Este hospital também é seu. Lute por ele junto conosco.”

O déficit do Hospital Santa Cruz, nos primeiros seis meses desse ano, é de R$ 7,5 milhões. Em nota, eles afirmam que o valor é decorrente de atendimentos e de procedimentos de média complexidades feitos pelo Sistema Único de Saúde, que usa uma tabela de preços que não é atualizada “adequadamente” há 20 anos.

Publicidade

De acordo com a instituição, no ano passado, foram feitos 197.533 atendimentos ambulatoriais, além de 10.504 procedimentos cirúrgicos, 1.975 partos e 12.188 internações. Cerca de 85% dos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Protesto

Publicidade

Em uma ação estadual, 245 santa casas e hospitais filantrópicos do Rio Grande Do Sul promovem, no mês de agosto, protestos e ações para expor dificuldades. Nos dias 8 e 9 de agosto, serão feitas reuniões em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS) e OAB Nacional, para debater os rumos da saúde no Estado.

No final do mês, uma comitiva deve se reunir com a bancada de deputados federais e senadores gaúchos no Hotel Nacional, em Brasília. O evento será em uma quarta-feira, 31, com o objetivo de buscar soluções para os hospitais.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.