Entre as regras de distanciamento que o governo do Estado voltou a aplicar no Rio Grande do Sul nesta semana, como forma de frear a Covid-19, está a proibição da permanência de pessoas em locais onde não há controle de público, mesmo que abertos. Isto se aplica a parques, praças e também às praias. Pelos protocolos, é permitida apenas a circulação por estes espaços ou a prática de exercícios físicos, individuais, neles.
Com objetivo de orientar veranistas e garantir o cumprimento das medidas preventivas, o governo do Estado vai reforçar a atuação das forças de segurança no Litoral gaúcho neste fim de semana. O aumento da presença policial nas praias foi definido no fim da tarde dessa quinta-feira, 3, em reunião por videoconferência entre o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e as chefias das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP).
LEIA MAIS: Região é novamente classificada com bandeira vermelha no mapa preliminar
Publicidade
“Estamos diante de um quadro que nos preocupa muito. O grande aumento no número de casos de Covid-19 exige que tenhamos atenção às restrições emergências nesta primeira quinzena de dezembro, tanto para que tenhamos um fim de ano mais tranquilo, mas principalmente para assegurar a disponibilidade de leitos aos que necessitarem de atendimento na rede de saúde”, afirmou Ranolfo.
Além do efetivo regular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO-Litoral), a Brigada Militar terá o reforço de um pelotão do 1° Batalhão de Polícia de Choque (1º BP Choque) de Porto Alegre e de 118 alunos-soldados que estão prestes a concluir o curso de formação e já atuam em atividades de estágio supervisionado.
Os PMs também vão apoiar órgãos municipais na fiscalização das regras para evitar aglomerações e orientar a população quanto à restrição de permanência na faixa de areia das praias – está permitida apenas a circulação ou a prática de exercícios físicos. No Litoral Sul, a intensificação do trabalho contará com reforço de efetivo do 5º BP Choque, em Pelotas.
Publicidade
LEIA MAIS: Entenda o que muda nas regras do Distanciamento Controlado
Em todo o Estado, os Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo receberam determinação do Comando-Geral da BM para apoiar as autoridades municipais no que for necessário nas ações de fiscalização, de forma a evitar aglomerações nas cidades.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) também estará com presença ampliada nas praias. Somando-se aos efetivos nas cidades litorâneas, 35 bombeiros militares vão reforçar a ação de patrulhamento e circulação na orla. Além disso, 281 candidatos ao posto de guarda-vidas civil temporário, que auxiliaram o trabalho do CBMRS em veraneios anteriores e iniciam no sábado, 5, o treinamento de recertificação para atuar na Operação RS Verão Total 2021, também farão atividade de orientação aos veranistas quanto às regras de distanciamento controlado necessárias para reduzir a disseminação da Covid-19.
Publicidade
Com informações de Governo do Estado do RS
LEIA TAMBÉM: Estado lança campanha para incentivar distanciamento social
Publicidade