O clima de Natal já pode ser visto nas ruas de Santa Cruz, mas é a partir desta noite que o período começa a ser vivido mais intensamente na cidade. Realizada pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) em parceria com a Prefeitura, a Christkindfest 2016 será aberta oficialmente nesta quinta-feira, 1º, na Praça Getúlio Vargas. O evento terá início às 20 horas e vai contar com a apresentação do musical Fritz e Frida em um Conto de Natal, além do Papai Noel.
De acordo com o presidente da Assemp, Flávio Bender, a peça traz os personagens que simbolizam o município em um espetáculo inédito. Serão 54 pessoas no elenco, interpretando composições de músicos locais. “Quem quiser ser surpreendido deve comparecer”, avisou. De acordo com ele, o objetivo da organização é transformar a festa natalina em uma referência na região e, futuramente, no Estado.
Até 23 de dezembro, diversas atividades culturais e artísticas vão acontecer em diferentes pontos do município. Nesta sexta-feira, 2, às 19 horas, será aberta a Vila do Papai Noel, que foi montada no Parque da Oktoberfest junto à sede do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco). A inauguração vai contar com uma apresentação musical. Nas semanas seguintes, o local estará aberto diariamente e contará com atrações todas as noites, das 19 às 23 horas. Bender diz que a programação é uma boa pedida para os finais de tarde. “As famílias vão poder levar as crianças e também aproveitar a praça de alimentação.”
Publicidade
Três desfiles
Este ano a Christkindfest contará com três desfiles na programação, previstos para os dias 10, 17 e 21 – os dois primeiros caem no sábado e o último em uma quarta-feira. Em entrevista para a Rádio Gazeta, o responsável pela elaboração dos carros alegóricos, Sérgio Ávila, falou a respeito da temática e a ordem dos veículos.
“O abraço será o tema de abertura, seguido pelo presépio, com um lado mais espiritual, e pelo trem da alegria, completamente colorido e adorado pelas crianças. Na sequência estarão a fábrica e o trenó do Papai Noel, que vem acompanhado de noelitas distribuindo balas”, detalhou.
Publicidade
A escolha por deixar o trenó no final do desfile teve como base a experiência do ano passado. “O carro estava no meio e causou muita movimentação do público, o que acabou atrapalhando um pouco o andamento”, explicou. Outra mudança para este ano é a presença de alas entre os carros alegóricos, que vão contar com cerca de 200 figurantes. Nas três edições, o desfile deve durar cerca de 1h30. Quanto à decoração, Ávila ressaltou o empenho dos voluntários e diz que as alegorias devem surpreender.