Sábado é dia de folia em Santa Cruz do Sul. O Bailinho da Borges está de volta com novidades e repleto de atrações. O evento inicia às 17 horas e segue até a 1 hora, com palcos na Rua Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, e na Marechal Floriano, na Praça da Bandeira. Confira como será a estrutura, os serviços disponíveis e as atrações da festa.
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados três pontos com banheiros químicos, incluindo um modelo acessível. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, juntamente com a Santa Cruz Ambulâncias, terão duas ambulâncias de prontidão durante o evento: uma próxima ao palco 1 na Rua Marechal Deodoro, e a outra na Praça da Bandeira, ao lado do Palacinho. O serviço contará com o apoio da Unidade Móvel Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, que ficará na praça.
LEIA MAIS: Bailinho da Borges vai resgatar os antigos bailes de Carnaval; saiba mais sobre a programação
Publicidade
Com apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), 50 lixeiras para coleta seletiva de lixo serão disponibilizadas ao longo da Borges de Medeiros, com o intuito de amenizar o acúmulo de lixo nas vias e incentivar o consumo e a destinação conscientes dos materiais utilizados no evento. Também foi firmada uma parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), que estará fazendo o recolhimento de resíduos recicláveis durante o evento.
A Secretaria Municipal de Saúde estará novamente presente, através do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia de Santa Cruz do Sul (Cemas), fazendo a distribuição de preservativos e também um trabalho de conscientização sobre DSTs e exames. A Comissão Organizadora do Bailinho da Borges também reiterou o compromisso de não vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
LEIA TAMBÉM: Fantasias de Carnaval: veja dicas para se destacar e aproveitar a festa de forma confortável
Publicidade
Uma novidade nesta edição do Bailinho será o Espaço Inclusivo, uma área reservada próxima ao palco com cadeiras para pessoas com deficiência, vagas para cadeirantes, além da disponibilidade de um intérprete de libras. As ações fazem parte do planejamento de acessibilidade cultural do Bailinho, visando garantir o acesso e a integração de toda a sociedade aos eventos culturais do município.
Para reforçar a ideia da conscientização sustentável, também estão sendo comercializados os copos ecológicos, no valor de R$ 5,00. A venda está sendo feita na Loja Festa e Fantasia, na Rua 28 de Setembro, 502, Centro, e também no Brás 1532, que fica localizado na Marechal Floriano, 399, ao lado do Subway. Ambos os locais também estão comercializando a camiseta oficial do evento, disponível em seis cores e modelos, ao custo de R$ 45,00.
LEIA MAIS: Axé, marchinhas e mais: confira músicas que vão bombar no Bailinho da Borges
Publicidade
As apresentações musicais estarão divididas em dois palcos. O principal, localizado na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro; e outro na Praça da Bandeira. Abaixo, você confere as atrações dessa edição:
Dj Mono: Jorge de Jesus, o DJ Mono, trabalha há 20 anos com música, atuando também como produtor cultural. Atualmente, anima as noites no projeto Pista Certa (Muinho Farroupilha), Bier Haus Fabbrica (Caxias do sul) e no Legend Bar (Santa Cruz do Sul). Conhecido pelo carisma, costuma combinar ritmos latinos, disco, pop e rock com brasilidades, resultando em um repertório eclético e que agrada a todas as idades. Veterano da folia, possui mais de 20 carnavais no currículo e ocupa o cargo de DJ oficial do Bloco da Velha, com mais de 50 mil pessoas, em Caxias do Sul, há mais de dez anos.
Bako Lopes e Super Banda: natural de Santa Cruz do Sul, Bako Lopes é cantor, músico, compositor, produtor musical e tem ligação profunda com a cultura carnavalesca. Em 2021, lançou seu primeiro álbum, “Lance de Dom”, com 12 canções inéditas. Para essa edição do Bailinho da Borges, Bako se uniu a mais 15 músicos para apresentar um show repleto de grandes clássicos do samba, além de hits da MPB que marcaram gerações.
Publicidade
Edinho Nascimento: percussionista e baterista há 30 anos, o músico santa-cruzense Edinho Nascimento iniciou cedo sua carreira nos palcos. Sua trajetória é marcada por shows e gravações com diversos artistas, paralelo ao trabalho em sua escola de música, a Inside Music, onde ministra aulas para mais de 50 alunos. Para o Bailinho da Borges, Edinho preparou uma banda com dez integrantes, com percussão, sopro, cantores e cantoras, que trará um repertório recheado de Marchinha, Samba, Axé e Pagode, além de releituras dos antigos e tradicionais bailes de carnaval.
Areal da Baronesa: O Areal da Baronesa é um território negro de Porto Alegre, famoso pela trajetória ligada ao início da cidade, pelas casas de religião e pelo carnaval de rua. Em 1994, a comunidade criou o projeto cultural Areal do Futuro, com o intuito de resgatar as tradições carnavalescas, oferecendo às crianças oficinas temáticas gratuitas e atividades complementares inversas ao horário escolar. Dessa forma, além de preservar suas origens, o projeto auxilia no desenvolvimento da própria comunidade, apresentando, através dos desfiles realizados durante o carnaval, as raízes do samba porto-alegrense. Para o Bailinho da Borges, o Areal do Futuro preparou o cortejo que seguirá pelas ruas da Borges, a partir das 20h30.
Império da Lã: O Império da Lã é uma banda porto-alegrense que reúne artistas dos mais diversos estilos musicais, sem repertório ou formação fixa. Desde seu início, em 2007, centenas de artistas já passaram pelo grupo, entre eles, membros das bandas Cachorro Grande e Comunidade Nin Jitsu, marcando presença em festivais e shows próprios. Há alguns anos, surgiu o Bloco de Carnaval de Rua do Império da Lã, que reúne uma média de 20 mil pessoas em seus desfiles oficiais, tornando-se um dos mais disputados da folia da capital, originando também o primeiro álbum, “Só no Pallets”, lançado em 2017, que traz composições autorais como “Banho De Cerveja”, “Carrinho De Lomba”, “#Monticoisanobolso” e uma versão samba-enredo da veterana “Amigo Punk”. Para a apresentação no Bailinho da Borges, o bloco será comandado pelo carismático Carlinhos Carneiro e banda, e será responsável pelo encerramento das festividades da noite.
Publicidade
Clube Uniãozinho: Com quase um século de história, a Sociedade Cultural e Beneficente União (SCBU), ou Clube Uniãozinho, como é popularmente conhecido, se destaca na cena gaúcha por ser uma das primeiras sociedades negras do interior do Rio Grande do Sul e uma das únicas que permanece atividade até hoje. Fundada em 1° de julho de 1923, a entidade segue preservando a cultura afro-brasileira, com atividades que incluem rodas de samba que acontecem regularmente nas dependências do clube. Para o Bailinho, o grupo de percussão do Uniãozinho promete resgatar um pedaço das origens de Santa Cruz do Sul, demonstrando todo vigor mantido ao longo dos cem anos de resistência.
LEIA MAIS: Carnaval saudável: confira dicas para curtir o Bailinho da Borges com muita saúde e energia
A sensação de segurança para os foliões que ocuparão o centro de Santa Cruz certamente estará contemplada. As ações estão sendo implementadas em conjunto com a Guarda Municipal e de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
No perímetro delimitado para receber a festa, haverá um sistema integrado de atuação entre as forças de segurança, que contará com plataformas de observação elevadas, unidade móvel de videomonitoramento, cercamento eletrônico, comando e controle da mobilidade de veículos, prevenção e repressão de eventuais crimes e proteção com foco na segurança dos visitantes e do patrimônio público.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA E LAZER NO GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.