Cultura e Lazer

Saiba como organizar o guarda-roupa de forma funcional com a chegada do outono

O outono traz ventos e frescor para o hemisfério sul. Após dias de temperaturas elevadas, com a chegada desta nova estação, é necessário organizar o guarda-roupa de maneira diferente, com objetivo de trazer mais praticidade e funcionalidade ao dia a dia. Para isso, a especialista têxtil da 5àsec, Marinês Cassiano, ensina alguns truques para ter um armário ordenado e indicado para a estação atual, proporcionando mais eficiência à rotina.

“Com as mudanças das estações do ano, é muito importante fazer o rodízio das roupas dentro do guarda-roupa. Por exemplo, as vestimentas do verão podem não ser indicadas para o outono, que pede peças de meia estação ou de frio, mas ainda leves. Logo, para proporcionar agilidade ao se vestir, organizar as gavetas, os cabides e os acessórios é algo indicado para facilitar o dia a dia”, enfatiza Marinês.

LEIA TAMBÉM: Regina Duarte critica mudanças em remake de ‘Vale Tudo’

Publicidade

Separe em categorias

Ao categorizar as roupas, por exemplo, somente blusas, calças, casacos, vestidos e saias, a visualização do que irá servir para ser usado na nova estação e o que pode ser guardado em baús ou caixas será mais fácil. Além disso, assim fica mais fácil decidir quais peças não são mais utilizadas e serão encaminhadas para doação, incentivando a economia circular.

Ventilação das roupas guardadas

Após o verão, é necessário retirar casacos e outros itens que serão primordiais para os dias outonais de sacos TNT e das caixas organizadoras. Para evitar alergias e doenças respiratórias, deixe as peças ao ar livre para ventilar e retirar a umidade. Se as roupas estiverem com cheiro de guardado persistente, a recomendação é procurar uma lavanderia especializada, que fará a limpeza seguindo as instruções das etiquetas, prolongando a vida útil do item.

Limpe o guarda-roupa

Muitas vezes esta etapa é negligenciada durante a faxina do lar. Porém, manter o guarda-roupa limpo evita o surgimento de traças, insetos e mofo. Por isso, durante o rodízio de roupas com a mudança das estações, aproveite para higienizar as prateleiras, os cabideiros e as gavetas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: De volta ao passado: saiba como surgiu o Old School Day

Pendurar ou dobrar

A dúvida é muito frequente em estações de temperaturas mais amenas, quando o uso de casacos, blusas de lã, cachecóis, entre outros, são mais frequentes. Opte por cabides mais fortes, como o de madeira, para pendurar blusões pesados. Já os moletons podem ser pendurados ou dobrados, isso vai depender do espaço do guarda-roupa. Evite utilizar cabides para peças de lã, pois podem deformá-las. Os acessórios, como lenços, toucas e luvas podem ser guardados em gavetas ou caixas, proporcionando mais espaço no armário.

Calçados

As botas de cano baixo, médio e longo são essenciais para os dias de chuva e de frio durante o Outono. Para organizá-las de forma eficiente, é possível utilizar a parte de vestidos longos para armazenar os pares de calçados dentro do guarda-roupa. Se não tiver espaço, pode deixá-los deitados no armário. Outra solução para manter o formato do cano longo do calçado, é utilizar isopores de piscina para que o couro não dobre. Lembrando que itens de couro precisam ser hidratados e possuem um cuidado especial na hora da limpeza, que pode ser feito por lavanderias especializadas.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.