Com 135 milímetros desde a meia-noite, esta terça já é o terceiro dia mais chuvoso da história de Santa Cruz

Não foi possível vislumbrar qualquer raio de sol nesta terça-feira, 30, ou menos um momento de tempo seco. A chuva que cai sem parar desde o último fim de semana, se intensificou nessa segunda-feira, 29, forçando pessoas a deixarem suas casas em Santa Cruz do Sul e outros municípios do Vale do Rio Pardo. Desde a meia-noite desta terça, a situação vem se agravando. Nesse período, Santa Cruz já acumula 135 milímetros de precipitação – o que torna este o terceiro dia mais chuvoso da história do município.

A medição é feita desde 1914. O recorde de chuva em um dia foi registrado em 7 de outubro de 2015. Depois, o dia 16 de novembro de 1941, quando houve uma enchente histórica, teve 164 milímetros, sendo o segundo com mais chuva. E como não há expectativa de que a chuvarada cesse nesta terça – e também ao longo da semana -, é provável que haja quebra de recordes.

LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo

Publicidade

A chuva média prevista para o mês de abril é, historicamente, 113 milímetros. Nos últimos 30 dias já choveu 468 milímetros – quatro vezes mais do que o esperado para o período. Os dados são da Estação da Rádio Gazeta. Quando se fala em mês mais chuvoso da história, este abril só fica atrás de setembro do ano passado, quando houve 578 milímetros.

Na região, outros municípios também tiveram grandes acumulados de chuva desde a meia-noite desta terça-feira. É o caso de Sobradinho (222 milímetros), Santa Maria (222 milímetros), Restinga Seca (189 milímetros) e Venâncio Aires (129 milímetros). Essa situação é preocupante, já que pode causar o transbordamento de rios, devido à correnteza.

LEIA TAMBÉM: Energia elétrica é desligada para 1,1 mil clientes em Rio Pardinho

Publicidade

Próximos dias

A chuvarada é causada por um bloqueio atmosférico que impossibilita a área de instabilidade que está sobre o Rio Grande do Sul de avançar para o Centro-Oeste do país. Essa instabilidade ainda é alimentada por umidade vinda da floresta amazônica. Não há previsão para que esse bloqueio seja rompido, o que faz com que haja previsão de chuva para toda esta semana.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.