Nessa sexta-feira, 1º, na 35ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, a Região 27 de Cachoeira do Sul se manteve na bandeira vermelha. Conforme informou a Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCserra), não foi encaminhado pedido de reconsideração de bandeira ao Comitê de Avaliação do Governo do Estado.
Segundo a Associação, o índice da semana ficou alto em decorrência do número de óbitos e a capacidade de atendimento continua elevado. A AMCserra ressaltou que a Região 27 registrou 11 óbitos na semana de 25 a 31 de dezembro.
Implementação de bandeira preta
No mapa da 35ª rodada, a região Covid de Bagé retorna à bandeira preta, depois de duas rodadas em bandeiras mais leves (vermelha e laranja, respectivamente).
Publicidade
De acordo com o Governo do Estado, o risco altíssimo em Bagé é resultado da combinação entre a piora no número de leitos livres/pacientes Covid na macrorregião Sul e o fato de a região apresentar bandeira preta no indicador de hospitalizações para cada 100 mil habitantes. Isso culminou no acionamento da nova regra do Distanciamento Controlado: a salvaguarda de bandeiras vermelha e preta, quando uma região registra muitas hospitalizações novas de pacientes com Covid-19 e, ao mesmo tempo, possui baixa capacidade hospitalar na macrorregião.
A situação do Estado perante o coronavírus ainda requer muita atenção. São 13 as regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Em bandeira laranja, que representa risco médio, estão sete regiões – Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Novo Hamburgo, Guaíba, Cruz Alta e Erechim. As duas que não aderiram ao sistema de cogestão – Guaíba e Uruguaiana – estão em bandeira laranja nesta rodada.
O Gabinete de Crise recebeu quatro pedidos de reconsideração que estão sendo analisados, e divulgar o mapa definitivo na tarde desta segunda-feira, 4. A vigência das novas bandeiras começa à 0h de terça-feira, 5, e se encerra às 23h59 de segunda-feira, 11.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS