O PTB diz estar em processo de reestruturação no Estado, com a formação de comissões provisórias para comandar o partido nos municípios e estabelecer novas relações. Em Santa Cruz do Sul, há uma forte aproximação com o Progressistas da prefeita Helena Hermany. O que se vê, tanto por aqui quanto em outros locais da região, é que a sigla está diminuindo.
A história mostra que o PTB surgiu, com Getúlio Vargas, como um partido alinhado à esquerda, que tinha grande apoio dos operários vinculados aos sindicatos. Durante o regime militar, esse viés fez com que a sigla fosse extinta. O retorno aconteceu em 1979, ainda com o perfil de defesa dos trabalhadores. O tempo passou e os arranjos fizeram com que os petebistas debandassem para um centro ideológico, que joga, no Congresso Nacional, de acordo com os ventos políticos.
Por aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a família Moraes deixou o PTB, em Santa Cruz do Sul, e partiu para o PL. Mesmo assim, o partido ainda tem suas três vagas na Câmara, pelo menos até a janela de transferência, que possibilita a mudança de sigla sem prejuízo da perda do cargo. O destino ainda é incerto, sobretudo, no caso de Nicole Weber, que diz não se alinhar com o PL nem quer saber do Progressistas (de seu namorado, Covatti Filho) do atual governo municipal. As mudanças não devem ocorrer somente por aqui. Há informações de que outros façam a troca e o PL será o ancoradouro petebista.
Publicidade
O Republicanos do Rio Grande do Sul aproveitou o espaço de propaganda em rádio e televisão para fazer um chamamento às mulheres. A ideia é incentivar que entrem na política e fazer com que o número de filiadas aumente. Participaram vereadoras de Uruguaiana, Novo Hamburgo, Canela e a Iara Soares, de Rio Pardo, além da prefeita de Maratá. Estranha a ausência da presidente da Câmara de Santa Cruz, Bruna Molz, que além de ter expressiva votação para o Legislativo, ser jovem (o que pode atrair um novo público ao partido), foi candidata a deputada estadual,
Hardi Lúcio Panke retornou ao Executivo municipal em Santa Cruz do Sul. Ele, que era secretário da Agricultura, volta à Prefeitura como diretor do Departamento Econômico e Turismo. Ocupa a vaga do suplente da Câmara pelo Republicanos Jeferson de Souza, o Redondo, que passou a ser diretor na Saúde. Também na Saúde está o suplente do MDB, que assinou com o PSB, Cadu Pereira. É assessor de gestão, lotado no Hospital Santa Cruz.
O Progressistas realiza convenção municipal na manhã deste sábado, na Câmara de Vereadores. A programação inicia-se às 8 horas. Às 10 horas será feita a apresentação dos movimentos partidários: mulher, juventude e afro; às 11 horas, debate com o tema A Santa Cruz que Queremos, com participação de convidados; às 11h30, eleição da executiva para o próximo triênio. Estão previstas filiações, entre elas, de duas mulheres com vistas a integrarem a nominata do partido, em busca de cadeiras no Legislativo.
Publicidade
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.