Bruna Molz palestra em evento nacional
A presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz (Republicanos), esteve em São Paulo nesta semana para participar do Encontro Nacional de Legisladores da Causa Animal. Encontrou vários atuantes do segmento, entre eles Bruno Lima, que é o maior defensor dos animais em parlamentos do Brasil. O intuito, conta, foi debater políticas públicas de todas as cidades do País e levar novidades de projetos de lei nessa área. Bruna foi uma das palestrantes.
Política empresarial
Publicidade
A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz terá eleição de diretoria no final de novembro. A tendência é que tenha duas chapas na disputa. A de oposição ao atual presidente, César Cechinato, já está organizada e tem como argumento o fato de que ele atua, concomitantemente, como secretário municipal (de Meio Ambiente). O prazo para inscrições de candidaturas ainda não foi aberto. Assim, muita água ainda pode rolar por baixo dessa ponte.
Governo de coalizão: múltiplas opiniões
Os últimos governantes do País – pelo menos desde Fernando Henrique Cardoso – têm atuado com o que se chama de governo de coalizão. É uma forma de resumir as manobras de aproximação com as mais diferentes correntes ideológicas em um mesmo grupo. Dessa forma, podem surgir opiniões bem singulares dentro de uma só equipe. É o caso da resposta do ministério da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), aos representantes da cadeia do tabaco. Tradicionalmente, o governo Lula posiciona-se contrário ao setor, tendo como argumento a questão da saúde. Agora, o segmento deve ter um interlocutor de peso para ressaltar a relevância da produção no meio rural, tanto econômica quanto social.
Publicidade
Ainda sob o efeito Bolsonaro
O ex-presidente Bolsonaro, salvo uma decisão contrária às que estão postas, está inelegível. Ainda assim, seu nome tem sido motivo de atração de muitas filiações aos partidos que se apresentam como de direita. É o caso do Partido Liberal (PL), pelo qual foi candidato à reeleição, em outubro de 2022. O evento de lançamento do livro do seu correligionário, Onyx Lorenzoni, em Santa Cruz do Sul, evidenciou esse potencial de Bolsonaro. Muitos políticos da região, ainda em outras siglas, acompanharam a sessão de autógrafos.
Do PTB para o PL
Publicidade
Uma tendência forte, em especial no Vale do Rio Pardo, é de que os filiados do PTB rumem para o PL. Além de seguirem Bolsonaro, como líder nacional, acompanham a tradicional família Moraes. Sérgio (pai) e os deputados Marcelo e Kelly Moraes puxaram a frente. Serginho (vereador) e Rodrigo Rabuske, que não acompanharam a sessão de autógrafos de Onyx Lorenzoni, porque estavam em sessão na Câmara, já têm sido anunciados como integrantes do PL. A transferência depende do prazo da janela legal.
Avaliação dos erros
Vivendo com a família na Europa, o ex-ministro Onyx Lorenzoni disse, em entrevista coletiva, que teve a oportunidade de avaliar os erros e acertos cometidos durante a eleição para o governo do Estado, em 2022. Percebeu que chegou ao teto eleitoral, que é o número máximo de votos, mas isso não fora suficiente para superar a soma dos apoiadores de Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT). Assim como fez no caso do Caixa 2, Onyx reconheceu as falhas e adiantou que será candidato em 2026.
Publicidade
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade