Discurso de desabafo
O tenente Marcos Rogério (PP), que é vereador em Rio Pardo, utilizou a tribuna para fazer um desabafo na sessão da Câmara de segunda-feira. Destacou o que chamou de desunião na classe militar, tanto na Brigada quanto no Corpo de Bombeiros, quando o assunto é eleição. Admitiu que teve apoio de alguns colegas, mas poderia ter sido mais expressivo, diante do tamanho das corporações.
Crise econômica do Estado
Na tribuna, o tenente Marcos Rogério lamentou a situação econômica do governo do Estado e o que parece ser a inviabilidade de o Palácio Piratini honrar seus compromissos, diante das obrigações com o Regime de Recuperação Fiscal. Tanto o governador Eduardo Leite quando a secretária da Fazenda, Priscila Maria Santana, já tornaram público que será necessária uma revisão no modelo assinado no ano passado e muito criticado durante a campanha eleitoral de outubro.
Número de vereadores
Está nas mãos dos atuais legisladores a possibilidade de aumentar o número de vagas na Câmara de Santa Cruz do Sul, de 17 para 19. Isso é permitido, porque o município mudou de patamar no número de habitantes, de acordo com os dados do censo do IBGE. Será preciso, porém, a aprovação de dois terços, já que representa uma mudança na Lei Orgânica Municipal.
Publicidade
Secretário falará na Câmara
O atendimento à saúde, vez por outra, vira assunto dos vereadores de Santa Cruz do Sul. Leonel Garibaldi (Novo), por exemplo, fez vistoria nas unidades para verificar a situação do setor. Na próxima segunda voltará a ser pauta, mas dessa vez com o uso da tribuna pelo secretário da Saúde e vice-prefeito Elstor Desbessell. Ele falará sobre as quatro portas de entrada do SUS no município: Cemai, Pronto-atendimento do HSC, UPA e Hospitalzinho.
Presença feminina
O PSDB tem duas vagas na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Elas são ocupadas por Carlão Smidt e Gerson Trevisan. Como Trevisan está licenciado para tratamento de saúde, a sua cadeira tem sido ocupada pelos suplentes, em forma de rodízio. Dessa forma, foi ampliada a presença feminina no plenário. Voni Crestani e Flávia Fröhlich já se somaram à presidente Bruna Molz (Republicanos) e à vereadora Nicole Weber (PTB).
Cúpula de olho em Santa Cruz
O PSDB estadual está de olho em Santa Cruz do Sul. Há expectativa, inclusive, da atração de um nome entre as 17 cadeiras ocupadas na Câmara de Vereadores. O assunto, por enquanto, está correndo pelos bastidores, mas pode vir à tona a qualquer momento.
Publicidade
Fábrica de manchetes
O vereador tucano Carlão Smidt (PSDB) demonstrou-se indignado ao usar a tribuna da Câmara, na segunda-feira. O motivo é a série de anúncios referentes à reconstrução da Escola José Mânica, que há cerca de dez anos aguarda pela obra. No ano passado, recordou o legislador, já se falou da empresa que seria a responsável pelo serviço. Depois disso, houve algumas manchetes nos veículos de comunicação, sendo a última a de que ficará pronta em 2024. Carlão quer o fim da fábrica de manchetes e a efetiva construção.
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.