A primavera ainda nem chegou, mas a cidade de Sobradinho, bem como os demais municípios do Centro-Serra, está mais bela com o colorido das árvores. Os Ipês, conhecidos por suas cores exuberantes, começaram a dar flores com um vigor incrível, embora ainda se esteja no inverno. As paisagens na região estão cada vez mais belas, mas para os alérgicos toda essa beleza tem um preço.
A floração, o clima seco, às vezes úmido, e as oscilações de temperatura contribuem para o aparecimento ou agravamento das crises de alergia. O inverno e a primavera costumam estar associados a sintomas respiratórios resultantes de alergias nas regiões em que as estações são bem-marcadas, e isso se deve à polinização.
A resposta alérgica ocorre quando um indivíduo sensível entra em contato com uma substância desencadeante (alérgeno) e seu organismo produz uma reação exagerada (hipersensibilidade), resultando em uma crise. As manifestações mais comuns são a asma brônquica, a rinite alérgica, as alergias cutâneas e a conjuntivite alérgica.
Publicidade
Quem já sofre de alguma doença alérgica não pode descuidar da medicação e do controle ambiental, e os cuidados devem ser redobrados no Inverno e na Primavera. Os alérgenos conhecidos mais comuns são a poeira doméstica, ácaros, pelos de animais, baratas, fungos, pólen, além de agentes irritantes como a poluição. Sabendo disso, algumas medidas gerais podem e devem ser tomadas para evitar o surgimento ou agravamento das crises alérgicas:
Publicidade
This website uses cookies.