Categories: Centro-Serra

Colorido torna a cidade mais bonita

A primavera ainda nem chegou, mas a cidade de Sobradinho, bem como os demais municípios do Centro-Serra, está mais bela com o colorido das árvores. Os Ipês, conhecidos por suas cores exuberantes, começaram a dar flores com um vigor incrível, embora ainda se esteja no inverno. As paisagens na região estão cada vez mais belas, mas para os alérgicos toda essa beleza tem um preço.

A floração, o clima seco, às vezes úmido, e as oscilações de temperatura contribuem para o aparecimento ou agravamento das crises de alergia. O inverno e a primavera costumam estar associados a sintomas respiratórios resultantes de alergias nas regiões em que as estações são bem-marcadas, e isso se deve à polinização. 

A resposta alérgica ocorre quando um indivíduo sensível entra em contato com uma substância desencadeante (alérgeno) e seu organismo produz uma reação exagerada (hipersensibilidade), resultando em uma crise. As manifestações mais comuns são a asma brônquica, a rinite alérgica, as alergias cutâneas e a conjuntivite alérgica.  

Publicidade

Quem já sofre de alguma doença alérgica não pode descuidar da medicação e do controle ambiental, e os cuidados devem ser redobrados no Inverno e na Primavera. Os alérgenos conhecidos mais comuns são a poeira doméstica, ácaros, pelos de animais, baratas, fungos, pólen, além de agentes irritantes como a poluição. Sabendo disso, algumas medidas gerais podem e devem ser tomadas para evitar o surgimento ou agravamento das crises alérgicas:
 

  • A limpeza da casa, principalmente do quarto, deve ser frequente, realizada preferencialmente com aspirador de pó e pano úmido.
  • Retire carpetes e tapetes da casa, especialmente do quarto de quem sofre com a alergia. Ou prefira tapetes de material facilmente lavável, como o E.V.A.
  • Substitua as cortinas por persianas, que são facilmente limpas com um pano úmido.
  • Evite estofados recobertos por tecidos.   Limpe a mobília da casa com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana.
  • Forre colchões, travesseiros e almofadas com capas impermeáveis.
  • Evite objetos que acumulem poeira no quarto como bichos de pelúcia, livros, caixas e quadros.
  • Troque cobertores por edredons, e lave-os quinzenalmente.
  • Mantenha a casa sempre arejada e ensolarada. Se você mora numa região com grande concentração de pólen, feche as janelas e use o ar-condicionado, que filtra o ar, especialmente nos dias ensolarados e com fortes ventos, quando a concentração de pólen é maior. Lembrando que os filtros do ar-condicionado de casa e dos automóveis devem ser trocados periodicamente.
  • Dê preferência para aspiradores de pó que possuam filtro Hepa, que captam também ácaros, bactérias e fungos e evitam sua proliferação.
  • Evite ter animais de pelo dentro de casa, especialmente nos quartos.
  • Não fume dentro de casa.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.