Para a comunidade de Santa Cruz do Sul e outros municípios da região central do Estado, o final de semana reserva momentos de expectativa, alegria, reflexão e muita comemoração, que, aliás, assim se espera, também poderá envolver a torcida do Avenida, que neste domingo, 24, disputará a grande final do Campeonato Gaúcho Série A2, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves. Depois do empate no primeiro jogo, ambos estão em igualdade de condições para levantar a taça, como a Gazeta do Sul detalha nesta edição. A mobilização tende a ser intensa entre os torcedores, muitos dos quais seguirão para a Serra a fim de acompanhar o confronto. É o que também fará a nossa equipe esportiva, do jornal, do Portal Gaz e muito especialmente da Rádio Gazeta FM 107,9, que transmitirá ao vivo o jogo e deixará a comunidade bem informada do que estiver ocorrendo por lá.
Se os torcedores do Periquito vivenciam a forte expectativa por conquistar pela segunda vez o título da Série A2, em inúmeras comunidades urbanas e também do interior, este sábado, 23, e domingo serão de festejos antecipados pelo 25 de julho. Afinal, colonos (isto é, descendentes dos primeiros colonizadores alemães, pois é a eles que se faz referência, recordando a chegada das primeiras famílias alemãs a São Leopoldo, em 1824) e motoristas são dois personagens diretamente associados ao forte progresso que Santa Cruz e a região alcançaram ao longo das décadas.
A Colônia Santa Cruz foi fundada um quarto de século mais tarde em relação aos pioneiros do Vale do Sinos, mas logo registrou intenso desenvolvimento, a ponto de apenas 28 anos depois ter obtido a emancipação. Tudo isso a Gazeta do Sul detalhará em suplemento especial de 24 páginas, que circulará na edição de segunda-feira, 25.
Publicidade
E ainda neste final de semana compartilhamos com os leitores dois olhares muito oportunos. Um, assinado pela colega jornalista Caroline Garske, com fotos de Alencar da Rosa, atualiza o cenário dos empreendimentos na cidade (e empreendedorismo foi mesmo uma das grandes marcas da colonização alemã). O outro é proporcionado pelo diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, na série Assunto de Professor, em nome da instituição de ensino que completa 152 anos na próxima quarta-feira, 27, e que nasceu profundamente identificada justamente com os imigrantes que chegaram à colônia no século 19.
Para completar, em uma edição recheada com conteúdo variado e informativo, o jornalista João Cléber Caramez visitou em Pinheiral o casal Áurea e Edgar Konzen (o Neka), nada menos do que tios do atacante Pedro Henrique, do Internacional. Eles mostraram onde colhem as bergamotas que costumam dar ao sobrinho, pelo qual têm imenso carinho. E, aliás, durante a partida contra o São Paulo, na última quarta-feira, 20, ao comemorar um dos belos gols, Pedro Henrique (para nós, o Kiko) gritou, eufórico, “Aqui é Gazetinha, de Santa Cruz!”, no microfone estendido pelo repórter André Prestes, da Rádio Gazeta. E a gente só pode retribuir: Pedro Henrique, esse é o cara! Bom final de semana e, claro: traz o caneco, Nida!
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!