Colonização do Arroio Grande começou com famílias evangélicas

O livro Cadastros dos Prazos Coloniais, escrito por volta de 1855 por Johann Martin Buff, diretor da Colônia de Santa Cruz, traz informações sobre os primeiros moradores do Bairro Arroio Grande. O tema foi abordado na Gazeta do Sul pelo saudoso professor Hardi Martin.

Até 2011, não havia a atual divisão dos bairros e o Arroio Grande começava logo após o viaduto do 7º BIB, estendendo-se até o Arroio do Almoço (antiga divisa com Rio Pardo). A área foi concedida pelo governo da Província a Antônio Martins da Silveira Lemos e Bernardo José Machado em 1840. Antes, portanto, da fundação da Colônia de Santa Cruz (em 19 de dezembro de 1849).

Em setembro de 1855, Bernardo iniciou a venda de chácaras. Os primeiros adquirintes foram evangélicos. Andreas Berlt comprou o lote um. Natural de Utzberg, foi casado com Catharina Lusche. No mesmo mês, João Christóvão Moring (natural de Utzberg) adquiriu o lote três. Ele foi ocupado pelo imigrante evangélico Heinrich Filter (natural de Hamburgo) e sua esposa Maria Moring. 

Publicidade

Pouco mais tarde, vieram para o lote dois os evangélicos Henrique Jacobo Welsch e Adão Schirmer (prussiano), que eram sócios. Os dois compraram a área de Andreas Berlt. Por esta mesma época, a família de Traugott Julio Lange, evangélico, adquiriu o lote quatro. Ele comprou de João Moring.

Foto: Arquivo
Frigorífico Excelsior foi a primeira empresa de porte a estabelecer-se no Arroio

 

Não há informações sobre Lemos e Machado, mas é provável que residiam em Rio Pardo. Assim, os pioneiros do Arroio Grande são Andreas Berlt, João Moring, Heinrich Filter, Henrique Welsch, Adão Schirmer e Traugott Lange. Outro morador antigo foi o comerciante português Agostinho Antônio de Barros, mas ele não consta neste estudo.

Publicidade

Pesquisa: Gazeta do Sul, 14/1/1995.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.