Regional

Colheita do tabaco é aberta oficialmente em São Lourenço do Sul

A colheita do tabaco 2022 foi aberta oficialmente na tarde desta terça-feira, 6, em uma cerimônia na localidade de Campos Quevedo, no interior de São Lourenço do Sul. o evento contou com a participação de diversas autoridades políticas e também representantes da cadeia produtiva do tabaco. Apesar de alguns problemas climáticos, a avaliação é de que a safra será boa.

Primeiro a falar, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, agradeceu aos produtores Romiro Bierhals e Tiago Krolow, que disponibilizaram a propriedade para receber a cerimônia. Falou ainda sobre a satisfação de ver a sucessão familiar na produção do tabaco e destacou que o agricultor deve ter orgulho da atividade que desempenha e do que ela representa para o Município, Estado e País.

LEIA TAMBÉM: Granizo atingiu mais de 1,4 mil produtores na região

Publicidade

Na sequência falou o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner. Ele agradeceu a todos os presentes e reforçou a importância dos pequenos produtores. Defendeu que devem ser mais valorizados pela sociedade como um todo. Ao comentar sobre as perspectivas, disse que as dificuldades climáticas foram pontuais e salientou que a área produtora se estende do Sul do Rio Grande do Sul até o Paraná; portanto, há equilíbrio. Concluiu o discurso desejando um bom trabalho a todos.

O secretário do Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antonio Velho Lopes, também falou aos presentes. “A cadeia produtiva do leite tem 40 mil produtores integrados, o tabaco tem mais que o dobro. E esses números precisam ser divulgados e valorizados. Vamos defender nossas 35 cadeias produtivas com unhas e dentes, seguindo uma produção sustentável, com boas práticas e deixando um bom legado para os nossos filhos e netos”, avaliou.

ASSISTA: Gazeta Notícias desta terça-feira mostrou reportagem sobre a colheita do tabaco

Publicidade

Antes do encerramento, Schünke e Werner parabenizaram os anfitriões pela acolhida e organização da propriedade. Como forma de gratidão, entregaram duas cestas com produtos da agricultura familiar. Por fim, todos os presentes foram convidados a conhecer a lavoura, estufas de secagem do tabaco e demais instalações.

Diversificação

Durante o evento, também foi realizada a assinatura de renovação do convênio do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do Tabaco que tem como objetivo incentivar a diversificação e a otimização dos recursos das propriedades rurais. Promovido pelo SindiTabaco e empresas associadas, o programa é realizado desde 1985, nos três Estados da Região Sul do Brasil. Na última safra, o programa rendeu R$ 779 milhões aos produtores de tabaco participantes, sendo R$ 344 milhões somente no Rio Grande do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.