ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Colheita do arroz avança nas lavouras da região

O mais recente levantamento sobre a safra, divulgado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), aponta que os produtores gaúchos já colheram mais de 208 mil do total de 839.972 hectares plantados com o cereal no ciclo atual. Na área da Depressão Central, onde está o Vale do Rio Pardo, houve colheita em 22.899 hectares de 112.051 semeados, o que corresponde a 20,4% do total. Para se ter uma ideia, a Fronteira Oeste é a região onde houve maior avanço, com 35,65% dos 251.096 hectares plantados já colhidos.

LEIA TAMBÉM: Arrozeiros mostram resultados com multissafras

Publicidade

A área de Santa Cruz do Sul, que faz parte do 27º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), com sede em Candelária, é uma das que mais sentiram os efeitos no clima neste ano. Segundo o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, coordenador da Regional da Depresão Central, os agricultores enfrentaram dificuldades em razão da falta de água por causa da estiagem.

Publicidade

“Por um bom período, os produtores não conseguiram irrigar lavouras. Em razão disso, temos um dano significativo e parte das áreas perdidas, mas no geral a colheita transcorre dentro da normalidade, de forma satisfatória”, comentou. Hamann destaca que é baixo o número de plantações na região que ainda necessitam de chuvas para se desenvolver. “Em termos de arroz, o resultado já está definido. Claro que tem algumas lavouras que ainda podem necessitar de chuvas mais tardias, mas no geral [a colheita] está com potencial definido”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Área de arroz é reduzida em 12% no Rio Grande do Sul

Publicidade

O Irga ainda não divulgou o percentual de quebra da safra de arroz esperado para o ciclo atual. Segundo Pedro Hamann, o índice de perdas das lavouras será calculado no decorrer da colheita, com números mais consolidados. No Rio Grande do Sul, a estimativa da Emater/RS-Ascar divulgada recentemente indica que a produção de arroz deve encolher 2,91% em relação ao volume previsto na projeção anterior, de agosto do ano passado. Com isso, espera-se um total de 6.888.423 toneladas nas lavouras gaúchas.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta