Os serviços da Coleta Seletiva Solidária serão normalizados em Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, 16. O sistema estava reduzido nos últimos meses em função da pandemia. São 15 bairros atendidos pela coleta no município.
Para o assessor de comunicação da Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat), Jonathan Santos, a impressão é de que nesse período de serviços reduzidos as pessoas estavam gerando mais resíduos na cidade. A separação também teve um incremento. “Tivemos uma procura grande da comunidade para o recolhimento de recicláveis. Sem dúvida, a pandemia trouxe um engajamento maior”, conta.
LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber para separar corretamente o lixo
No mês passado, o serviço de coleta automatizada foi ampliado, com 230 novos contêineres. Hoje são 550 pontos, nos bairros Independência, Universitário, Santo Inácio, Senai, Goiás, Avenida Euclydes Kliemann, parte do Ana Nery e Centro. Porém, os equipamentos são apenas para coleta de lixo orgânico e rejeitos, como restos de alimentos, borra de café, saquinhos de chá e lixo do banheiro. Os recicláveis não devem ser descartados nos contêineres, pois podem ser danificados ou molhados. “A orientação é depositar os recicláveis ao lado dos contêineres, de acordo com os dias e turnos do recolhimento no bairro.”
Publicidade
Um dos problemas durante a pandemia foi o descarte das máscaras de proteção, que muitas pessoas ainda estão fazendo da forma errada. “A orientação é destinar junto ao rejeito (lixo do banheiro), para que não tenha possibilidade de contato”, orienta Jonathan. Outros materiais, como eletroeletrônicos, óleo de cozinha, metais, papéis, plásticos e vidros podem ser entregues no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio-dia, das 13 horas às 17h18 e das 17h18 às 19h18. Mais informações pelo WhatsApp 99524 7693.
Bairros atendidos e dias de recolhimento
Goiás – segunda e sexta-feira (manhã)
Higienópolis – segunda e sexta-feira (manhã)
Santo Inácio – segunda e sexta-feira (manhã)
Avenida – segunda e quarta-feira (tarde)
Universitário – segunda e quarta-feira (tarde)
Independência – quarta-feira (manhã) e sexta-feira (tarde)
Renascença – quarta-feira (manhã) e sexta-feira (tarde)
Várzea – quarta-feira (manhã) e sexta-feira (tarde)
Belvedere – terça-feira (manhã)
Bonfim – terça-feira (manhã)
Margarida – terça-feira (manhã)
Monte Verde – terça-feira (manhã)
Ana Nery – terça-feira (tarde)
Arroio Grande – terça-feira (tarde)
Centro – segunda e sexta-feira (manhã, tarde e noite)
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Veículo irá recolher o material reciclável na cidade e interior
This website uses cookies.