Saúde e Bem-estar

Coleta de sangue deve ser retomada em maio no Hemovida de Santa Cruz

Após quase um ano suspensa, a coleta de sangue no Hemovida de Santa Cruz do Sul deve ser retomada a partir do mês de maio. O serviço, que funciona junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), foi interrompido em 2024, após a enchente histórica que atingiu o Estado e comprometeu a logística para o envio das amostras à sede matriz, localizada em Novo Hamburgo.

De acordo com o diretor da matriz do Banco de Sangue Hemovida, Douglas Fitarelli, a expectativa é de que a coleta ocorra quinzenalmente, conforme a demanda da população local e regional. “Acordamos isso com o poder municipal e também com o Hospital Santa Cruz. A ideia é manter quinzenalmente, de acordo com a demanda da população e região”, destacou. A data da retomada será definida em breve.

RELEMBRE: Doação de sangue continua suspensa no Hemovida em Santa Cruz

Publicidade

Durante o período de suspensão, a matriz do Hemovida, na Região Metropolitana, seguiu realizando as coletas e fornecendo hemocomponentes regularmente para suprir a unidade de Santa Cruz. A situação tem mobilizado a cidade. A presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber (Podemos), usou o espaço na Tribuna, no dia 7, para solicitar a reabertura da unidade do Hemovida no município.

Enquanto o serviço não é retomado, os doadores interessados em contribuir com o sistema de saúde podem se dirigir ao Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires, que funciona junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O agendamento para doações pode ser feito pelo telefone (51) 3741 7349. Vale lembrar que o Vital Banco de Sangue não possui ligação com o Hemovida.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais