Categories: Regional

Colégio São Luís realiza Mostra de Iniciação Científica neste sábado

Um dia letivo recheado de integração, pesquisas e protagonismo. Essa vai ser a manhã deste sábado, 10, no Colégio Marista São Luís. A partir das 8h30, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio vão apresentar os resultados dos trabalhos que realizaram ao longo do ano na Mostra de Iniciação Científica. De acordo com o vice-diretor, Anderson Roberto dos Santos, o projeto educativo do Colégio ressalta a importância de formar pesquisadores. “Ensine alguém a buscar conhecimento e depois a construção feita por este sujeito vai ser permanente. Isso, porque, ele vai entender que além de buscar o conhecimento sistematizado pela humanidade, apresentado no ambiente escolar, ele também pode ser autor, construtor de novos conhecimentos, protagonista”, acrescenta.

O evento, que vai acontecer nas instalações da escola, é gratuito e aberto ao público. A programação das apresentações será organizada da seguinte ordem: das 8h30 às 9h30, turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; das 9 às 11 horas, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio; e os trabalhos da Educação Infantil serão apresentados das 10 às 11 horas. “Estimulamos a Iniciação Científica desde as crianças, buscando auxiliar nossos estudantes a aprenderem a embasar suas opiniões e a serem construtores de conhecimento. Essa é nossa metodologia principal, a problematização das realidades, das verdades e a construção de novas realidades”, explica Anderson.

 
Ineditismo

Publicidade

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm um pré-requisito: serem inéditos. Caso a temática já tenha sido pesquisada por outros autores, só pode ser abordada na Iniciação Científica se o questionamento for diferente, ou seja, o problema deve ser original. Dentre as pesquisas realizadas pelos estudantes, pode-se destacar as que envolvem experimentos práticos.

“Exemplo disso é a pesquisa de uma turma da Educação Infantil sobre as diferentes aplicações que as famílias fazem com chás, um trabalho sobre o recolhimento das águas do ar condicionado na escola e também uma pesquisa do Ensino Médio que aborda a temática da alimentação vegana e vegetariana”, comenta o vice-diretor. “Para nós será um grande prazer partilhar com a comunidade os conhecimentos construídos pelos estudantes nesse ano, na Iniciação Científica. Principalmente, pois a partilha do conhecimento é um aspecto fundamental da ciência”, finaliza. 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.