O Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Tigre, abriu na última segunda-feira, 18, seu ano letivo, juntamente com grande parte das instituições de ensino privadas do Estado, 18, conforme calendário sugerido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares (Sinepe/RS). Segundo o sindicato, cada instituição tem autonomia para definir seu calendário, desde que cumpra os 200 dias letivos, previstos em lei. A rede privada gaúcha conta com 429 mil alunos matriculados na educação básica e 399 mil na educação superior, conforme dados do último censo do Ministério da Educação.
A diretora pedagógica do Colégio Sagrado, Liliane Seitenfus, afirma que esse período de férias é sempre de muito trabalho para as instituições, que aproveitam o recesso para preparar melhorias na infraestrutura, no projeto pedagógico e para capacitar os professores. “A cada início de ano letivo as instituições trazem novidades no que se refere a projetos, planejamentos e novos espaços para qualificar ainda mais o ensino”, enfatiza.
Liliane lembra que 2019 será um ano de muito trabalho nas instituições para preparar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental, que deve ser aplicada nos currículos em 2020. “No Colégio Sagrado já se trabalha nesta concepção de ensino em que a nova base se baseia, na qual o foco não é mais no conteúdo, mas sim em competências e habilidades que o aluno deverá desenvolver ao longo da vida escolar. Este documento, diz a diretora, deverá subsidiar os currículos escolares e tornará o ensino mais próximo das necessidades da nossa sociedade. Mas, para fazermos essa mudança, nossos gestores e professores precisarão ser capacitados”.
Publicidade
Segundo o calendário proposto pelo Colégio, o ano letivo termina no dia 13 de dezembro. Somente as turmas da Educação Infantil terminarão no dia 18. Além dos feriados nacionais, estaduais e municipais, haverá feriado escolar no dia 14 de outubro, como antecipação a comemoração pelo Dia do Professor. O calendário também prevê o recesso escolar de 24 de julho a 2 de agosto.