ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Colégio Mauá recebe homenagem da Câmara pelos 152 anos de atuação

Numa proposição do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene em homenagem aos 152 anos do Colégio Mauá. A sessão teve apresentação do Coral Infantil do Colégio Mauá e do Conjunto Instrumental.

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá celebra 152 anos com muitas novidades

Publicidade

A sessão foi conduzida pelo presidente Rodrigo e a mesa composta pelo secretário, vereador Raul Fritsch; vice-prefeito Elstor Desbessell; diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen; reitor da Unisc, Rafael Henn; Aline Jackisch Biersdorf, presidente da Sociedade Escolar Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá; e pelo diretor executivo da Rede Sinodal de Educação e representante do Sinepe-RS, Rubem Werner Golmayer.

Publicidade

O vereador Francisco Carlos Smidt apresentou a história de 152 anos do Colégio Mauá. Em 1968, o Pastor Herrman Bergfried iniciou uma pequena escola atendendo os filhos dos imigrantes, pois não havia a escola pública, que o governo da época prometera. Na sala da casa pastoral, eram atendidos os alunos com toda a dedicação e carinho do Pastor.

LEIA MAIS: Nestor Raschen: “A escola é uma parceria entre família e comunidade”

Publicidade

Em 1870, surgiu um problema: o número de alunos inscritos para o novo ano letivo crescera muito e a sala da casa pastoral ficara pequena para poder abrigá-las. Por esta razão, o Pastor Bergfried convocou os pais para encontrar uma solução. A reunião aconteceu no dia 27 de julho de 1870 e nela foram tomadas três decisões: criar uma mantenedora, Schulgemeinde, criar uma escola, Deutsche Schule e alugar duas salas de aula.

Publicidade

Assim, a data de 27 de julho de 1870 ficou consagrada como a data de fundação do Colégio Mauá. No ano de 1872, a diretoria da mantenedora tomou importante decisão que dizia ser a Deutsche Schule uma escola aberta a todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou convicções políticas. Estavam lançadas as bases do Mauá: uma escola aberta a toda a comunidade. Na oportunidade, foi contratado o professor Roberto Jaeger, formado na Alemanha.

No dia 31 de outubro de 1874, o Colégio inaugurou o primeiro prédio próprio: uma pequena sala de aula com torre, pois também servia de templo para a comunidade evangélica do Mauá. A posição de vanguarda do Mauá foi consolidada ao permitir turmas mistas (rapazes e moças) em pleno século XIX, algo incomum para a época. A partir de 1890, o Colégio passou a oferecer internato que funcionou até 1980. Muitos rapazes e moças de vários municípios do RS e também de outros estados puderam frequentar o Mauá, graças à existência do mesmo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Alunos do Mauá embarcam para curso na Alemanha

Publicidade

Nomes

O Colégio teve vários nomes ao longo de sua história e, em 1942, passou a chamar-se Instituto Visconde de Mauá. Em 1949, passou para Colégio Mauá, nome que preserva até os dias de hoje. A mudança de nome em 1942 foi necessária para que o Colégio não fechasse as portas, em função do período de nacionalização de Vargas e da proibição de nomes que tivessem vínculo com a Alemanha. A escola adotou o nome Mauá como homenagem a Irineu Evangelista de Souza – o Visconde de Mauá – empresário do Império. O curso Técnico Comercial era destaque do Colégio nesta época.

Em 1949, o embaixador Osvaldo Aranha veio inaugurar o Auditório do Mauá, imponente prédio na esquina da Borges de Medeiros com a Marechal Floriano. Em 20 de setembro de 1966, foi inaugurado o Museu do Colégio Mauá, com um acervo de História, Arqueologia e Etnografia.

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ação solidária do Colégio Mauá repassa 1,4 mil pares de calçados à Campanha do Agasalho

Em 1990, foi inaugurada a pista de atletismo junto ao campo de esportes do Colégio. Um novo e moderno Teatro foi inaugurado em 21 de novembro de 2001 e a cidade começava a usufruir de um belo espaço de arte e cultura: o Teatro Mauá. Em 2006, foi adquirida uma casa junto à escola e, neste local, passou a funcionar o atendimento do Turno Integral do Mauá.  Em agosto de 2013, o Mauá colocou à disposição de sua comunidade escolar o novo Ginásio de Esportes e adquiriu nova área, anexa ao Colégio, com mais de 2.000 metros quadrados.

Em julho de 2015, foi inaugurado um novo prédio para a Educação Infantil. No dia 7 de março de 2019, foi inaugurado um moderno prédio para o Ensino Fundamental, com 24 salas de aula, ampla Biblioteca, Sala de Informática, salas de artes e área administrativa. Em 2020, o Colégio Mauá, em plena pandemia, celebrou 150 anos de presença na educação de nossa cidade, fruto da dedicação de muitas pessoas e abnegados mestres. Em fevereiro de 2022, o Mauá inaugurou um novo espaço para o Mauá Idiomas – o centro de línguas da instituição.   

Publicidade

Direção

A direção do Colégio Mauá é exercida pelo professor Nestor Raschen, tendo como vice-diretor Mártin Brackmann Goldmeyer. A direção do Museu é da professora Maria Luiza Rauber Schuster. A equipe pedagógica do Mauá é formada por Cristine Halmenschlager Loewenhaupt, Maristela Fortuna, Maribel Carvalho, Cláudia Kniphoff  Kroth, Fernanda Zubaran, Rafael Fetter, Valdomiro Dockhorn e Waldy Luiz Lau Filho, psicólogas Fernanda Bertazzoni, Gabriela Machado e Gabriele Filter e a assistente social Sandra Halmenschlager. O Turno Integral é coordenado por Maria Luiza Cardoso. O trabalho educacional do Mauá é realizado por 161 professores e 74 monitores e 70 auxiliares de administração.

A presidente da Sociedade Escolar de Santa Cruz – mantenedora do Mauá – é exercida por Aline Jackisch Biesdorf. A gestão financeira do Colégio é exercida por Tânia Beatriz Machado. Em 2022, o Mauá conta com 2.175 alunos em suas duas unidades. Nos 152 anos de existência, o Mauá sempre primou por uma educação de excelência, tendo seu nome reconhecido pela qualidade e seriedade no desenvolvimento do seu projeto pedagógico.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta