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FORMAÇÃO

Colégio Mauá: Novo Ensino Médio oferece trilhas para o futuro

O Colégio Mauá está no processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM), alterado pela Lei número 13.415/2017, que estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio em todo o Brasil. As alterações têm como objetivo aproximar a escola da realidade dos estudantes, levando em consideração as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Além da implantação gradual e da ampliação progressiva da carga horária, a lei estabeleceu uma nova organização curricular, que passou a ser dividida em dois grandes blocos: Formação Geral Básica (com os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)) e Itinerários Formativos (conjunto de unidades curriculares, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, ofertadas conforme a necessidade e interesse dos estudantes).

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Formação básica e blocos pedagógicos

Conforme o coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Mauá, Waldy Lau, a implantação do NEM no educandário está no segundo ano de aplicação, tanto para os alunos que iniciaram os estudos da etapa em fevereiro de 2022, como para os que ingressaram neste ano letivo. “Em nossa escola, a arquitetura curricular do primeiro ano do NEM está basicamente associada à Formação Geral Básica, com acréscimo dos componentes dos Itinerários Formativos Produção Textual, Olimpíada Científica e Projeto de Vida (com ênfase no processo de autoconhecimento)”, explica.

Já no segundo ano do NEM, além dos componentes da Formação Geral Básica (acrescidos de Matemática Financeira e do Programa de Avaliação Constante) e da continuidade dos estudos em Projeto de Vida (priorizando a escolha profissional e a inserção na sociedade), os alunos têm a opção de selecionar um entre quatro blocos de componentes curriculares eletivos.

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“Os blocos pedagógicos foram organizados a partir das orientações do MEC referentes às áreas do conhecimento que mais se conectam com as necessidades, características e distintos perfis dos cursos de graduação em nosso país. Assim sendo, nossos alunos do segundo ano do NEM já têm contato neste ano com disciplinas elaboradas e ministradas por professores da própria escola, levando em consideração as áreas de interesse de cada um. Escrita criativa, Bioestatística, Fisiologia Humana, Química dos Produtos, Mecânica dos Fluidos, Políticas Públicas são alguns dos novos componentes curriculares ofertados”, destaca Waldy Lau.

Para o coordenador, a avaliação preliminar do conjunto de alterações está sendo muito positiva na escola. “O Colégio Mauá prossegue sua trajetória de respeito à sua tradição, sem deixar de inovar e buscar oferecer sempre o melhor para a comunidade em que está inserido”, comenta.

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