Nos seus 146 anos de história, a serem completados no dia 27 de julho próximo, o Colégio Mauá sempre contou com o apoio e incentivo da comunidade. Em 1932, recebeu uma área doada por Augusto Hennig de 22 mil metros quadrados e, em 1949, a Sociedade de Tiro ao Alvo (Schützenverein) doou mais 21 mil metros quadrados, que abrigam a atual estrutura da escola. Para o construção do Internato Masculino, atual prédio principal do Colégio, foram recebidas doações da comunidade, da Prefeitura e de instituições da Alemanha. “Se não fossem estas importantes doações, talvez não estivéssemos aqui, nesta área privilegiada, onde temos condições de projetar o futuro”, destacou o diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Na manhã desta terça-feira, a escola apresentou o projeto de ampliação da estrutura e lançou uma campanha de doações.
O novo prédio do Colégio Mauá, cujo projeto iniciou em 2014, terá quatro mil e seiscentos metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, salas de música, idiomas, artes, atendimento, coordenação e psicologia, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, elevador, sanitários e cantina. Do custo total da obra, R$ 1,5 milhão serão buscados pela campanha de doações junto a ex-alunos, pais de alunos, amigos do Colégio e empresas. “Teremos uma equipe integrada por pessoas da mantenedora que fará contato com as pessoas e empresas para a captação das doações. Os doadores que desejarem terão seu nome registrado no livro-ouro da escola”, completa Raschen.
Publicidade
Em 1947, o Colégio Mauá, na época chamado Instituto Visconde de Mauá, realizou sua primeira campanha de arrecadação de recursos para construção de um prédio para a instituição. O diretor da época, Frederico Haetinger, com apoio do professor Edgar Gewehr e de todo o corpo docente, mobilizou toda a comunidade escolar, recebendo doações de cidadãos santa-cruzenses e também de muitas empresas. Hoje, o prédio inaugurado em 1949 faz parte do cenário urbano de santa cruz do Sul. Localizado na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros, abriga a Livraria Iluminura e o Espaço Camarim. “E a nossa mobilização já começou bem, com a doação de R$ 20 mil de uma empresa que prefere não ser identificada”, frisou o diretor.
Estrutura
Integrante de Rede Sinodal de Ensino, o Colégio Mauá conta atualmente com 1.580 alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, 101 professores e 68 funcionários. Ao todo, são 66 turmas em 46 salas de aula, desde a Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde. Com certificado de filantropia, oferece bolsas de estudo de 100% e 50% para alunos de baixa renda, beneficiando atualmente 367 estudantes. Os alunos contam, também, com salas da apoio, brinquedoteca, área de recreação e biblioteca infantil, dois laboratórios de informática, uma sala de atividades múltiplas, duas bibliotecas, um museu, dois ginásios de esportes, um anfiteatro no bosque e um teatro pedagógico e cultural.
Publicidade
Como colaborar
Publicidade
As doações podem ser feitas por depósito bancário para Sociedade Escolar de Santa Cruz, CNPJ: 95.431.284/0001-87, no Banco do Brasil, agência 0180-5 e conta corrente 3496-7. Posteriormente, o comprovante deve ser enviado para maua@maua.g12.br Mais informações pelo fone: (51) 3711-2144.
This website uses cookies.