ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Colégio Mauá celebra legado centenário em educação

O incentivo à educação e o cooperativismo dos imigrantes alemães deram início à história de sucesso do Colégio Mauá, fundado em 27 de julho de 1870. A instituição surgiu através de uma aliança dos pais dos alunos da Escola Paroquial do pastor Hermann Jacob Bergfried. Juntos, criaram a Deutsche Schule (Escola Alemã), primeiro nome do educandário santa-cruzense que deu origem ao atual Colégio Mauá. Com o passar dos anos, diversos eventos marcaram a trajetória da escola, com destaque para a instalação do internato masculino em 1892 e do feminino em 1922.

Outros momentos marcantes foram a denominação atual para Colégio Mauá, que ocorreu em 1949, e a fundação do Museu do Mauá, em 1966. O acervo diversificado é composto por aproximadamente 80 mil peças, que foram doadas pela comunidade regional e provindas do Museu Escolar. A inauguração da escola no endereço atual, na Rua Cristóvão Colombo, 366, ocorreu em março de 1981, período em que os internatos foram desativados. O ano de 2019 também foi marcante para a escola, pois o educandário realizou a inauguração de um moderno prédio para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Publicidade

LEIA MAIS: Colégio Mauá: a semente que gera grandes resultados

Publicidade

Atualidade

O Colégio Mauá é referência em ensino de excelência para crianças e adolescentes há 153 anos. Integrante da Rede Sinodal de Educação, a instituição conta com 2.204 alunos, sendo 1.948 na Unidade 1 e 256 na Unidade 2, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Considerada a maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Estado, conta com 310 colaboradores, sendo 165 professores e 145 funcionários.

Formação continuada

O Colégio Mauá prioriza a formação continuada dos professores e monitores, com encontros e reuniões ao longo do ano. No recesso escolar de julho deste ano, 43 professores e monitores participaram do 17º Congresso do Ensino Privado, em Porto Alegre. Promovido pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), o evento teve como tema Essência e Saberes da Educação.

Professores participaram do 17º Congresso do Ensino Privado, em Porto Alegre
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atleta do Colégio Mauá conquista maior pontuação da Copa de Ginástica de Trampolim

Publicidade

Proposta pedagógica

O Colégio Mauá sempre trabalhou em prol da formação integral de gerações, oferecendo conhecimento nas mais diferentes áreas. Com bases sólidas, tornou-se referência em ensino de qualidade e destaque no cenário gaúcho como uma instituição baseada no trinômio: Educação, Cultura e Esporte. O objetivo é oferecer aos alunos atividades culturais e esportivas capazes de descobrir dons e revelar grandes talentos. Exemplos disso são eventos consagrados do calendário escolar, como os Jogos de Integração, o Aulão de História – Dia Mundial do Rock e o Dançarte.

LEIA TAMBÉM: Aulão de História é um show de música, arte e teatro em Santa Cruz

My Place in the World: resgate do passado e da cultura

Publicidade

Com o propósito de compartilhar e valorizar o legado deixado pelos imigrantes alemães e as primeiras comunidades instaladas em Santa Cruz, o Colégio Mauá promoveu o projeto My Place in the World para as turmas dos 3º anos iniciais. A iniciativa contou com atividades que tiveram como objetivo o ensino de aspectos históricos e geográficos do município.

Publicidade

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Maribel Carvalho, devido à proposta do currículo bilíngue do Colégio Mauá, o projeto iniciou-se em língua inglesa. “Os alunos realizaram o estudo da localização geográfica de Santa Cruz. Os estudantes conheceram o seu endereço, os bairros, os distritos e as características da zona urbana e rural que compõem nosso município, aprendendo a expressar tais informações na língua adicional”, ressalta. Além disso, eles fizeram um passeio pelos bairros e pontos turísticos da cidade, em que puderam associar as informações aprendidas em sala de aula com a imagem concreta das casas, ruas, prédios e monumentos históricos.

O projeto My Place in the World também contou com o estudo sobre o processo de imigração alemã em Santa Cruz. Em sala de aula, os professores estimularam o conhecimento através de pesquisas sobre os pontos turísticos, construção da linha do tempo da história de Santa Cruz, apropriação dos símbolos, entre outras atividades desenvolvidas. A proposta também envolveu as aulas de música nas quais os alunos conheceram a letra do Hino de Santa Cruz do Sul.

Exposição do trabalho desenvolvido pelo projeto My Place in the World | Foto: Regina Colombelli
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta