O ano de 2020 marca a comemoração do sesquicentenário do Colégio Mauá, fundado em 27 de julho de 1870, com a denominação de Sociedade Escolar Schulgemeinde, que originou a Deutsche Schule (Escola Alemã). As comemorações alusivas aos 150 anos iniciaram ainda em 2019, quando a escola sediou a realização da 55ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase), evento esportivo que movimentou Santa Cruz do Sul entre os dias 25 e 27 de setembro. O Colégio Mauá entrou para a história por ter conquistado os troféus de primeiro lugar nas quatro categorias do basquete, fato inédito na competição que reuniu mais de 600 atletas dos três estados do Sul do Brasil.
O ano letivo do sesquicentenário iniciou na última segunda-feira, dia 17 de fevereiro, nos turnos da manhã e tarde, com 1,8 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, na estrutura localizada na Rua Cristóvão Colombo, e mais 250 estudantes nas instalações do Mauá – Educação Infantil (antiga Escola Criança & Cia). “Será um ano especial, de comemorações e de muita gratidão, reverenciando o nosso passado, agradecendo o presente e nos preparando para o futuro”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen. Toda a estrutura contará com 128 professores e 122 funcionários. Durante o período de férias, diversas reformas e melhorias foram realizadas na estrutura da escola para bem receber os estudantes.
Durante todo o ano de 2020, as atividades realizadas na escola terão como inspiração a passagem dos 150 anos, que deverá ter como ponto alto o jantar-baile a ser realizado no dia 11 de julho, no Lounge 333, com a presença de alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários, autoridades e convidados. “Será uma grande celebração, com reverência a todas as pessoas que foram fundamentais para a construção da escola de referência que temos hoje”, salienta o diretor.
Publicidade
Seminário
O tradicional Seminário de Professores, preparatório para o início do ano letivo, ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Teatro do Mauá. O evento contou com momentos de reflexão, confraternização, atividades por níveis e áreas, bem como discussões sobre questões gerais e administrativas da escola. Além disso, destaque para as palestras ministradas na quinta-feira, 13, pela psicóloga e psicanalista Vivian Nolasco, que dialogou com os educadores sobre sujeito psíquico e sujeito epistêmico; e na sexta-feira, 14, pelo publicitário Fábio Bernardi, premiado como Publicitário do Ano em 2014 e 2017, e sócio da Morya, agência do Grupo ABC, o maior da América Latina.
Currículo Bilíngue ganha força em 2020
Em 2019, o Colégio Mauá vivenciou um importante momento da sua trajetória, com a implantação do currículo bilíngue na Educação Infantil e com a criação do Mauá Idiomas. Em 2020, uma nova etapa do planejamento será colocada em prática, a qual contemplará os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com um currículo bilíngue.
“Nossos alunos terão aulas de inglês com foco linguístico e nas competências cognitivas. É um grande desafio, mas que tem o comprometimento e a dedicação de toda a nossa equipe de professores”, enfatiza Raschen. Uma escola bilíngue usa exclusivamente o currículo brasileiro, insere conteúdos e carga horária estendida no segundo idioma, com o objetivo de ensinar por meio das línguas. “As aulas das mais diversas disciplinas são ministradas na língua alvo e também na língua materna”, explica Raschen.
Publicidade
A Língua Inglesa será vivenciada nas atividades pedagógicas, oportunizando que a aquisição da segunda língua seja feita de forma natural e integrada com as demais atividades do âmbito escolar. “Dessa maneira, as crianças participam das atividades espontaneamente e com significado, visto que um currículo bilíngue não envolve o idioma em si, mas, sim, a cultura e ambientação”, salienta o diretor. De acordo com Raschen, todo o processo de implantação da nova metodologia deverá estar concluído até 2022, mantendo a sequência para os estudantes do 5º ao 9º ano e após, para o Ensino Médio.
O projeto, que foi implementado com o quadro de professores de Língua Inglesa, conta atualmente com 17 profissionais da área. Eles participaram de um curso de pós-graduação em bilinguismo e cognição e capacitações metodológica e de proficiência. A parceria da escola com a plataforma Educate vai proporcionar assessoria aos professores e acesso dos alunos a uma ferramenta digital com um vasto acervo de atividades e livros. “Nossa equipe de professores está capacitada para esse desafio”, conclui.
Publicidade
This website uses cookies.