A primeira edição da Epopeia Alemã do Colégio Estadual Monte Alverne proporcionou, para cerca de 200 alunos, uma imersão na história da imigração alemã na região. A programação com teatro, orquestra, dança e apresentações em vídeo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 27, no interior de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Projeto sustentável da Escola Sagrada Família fica em primeiro lugar na Mostra Científica Estadual
As atividades desenvolvidas pelos estudantes foram baseadas na releitura do livro A Valsa da Medusa, escrito pela autora santa-cruzense Valesca de Assis. Ela esteve presente no evento e destacou a importância do tema. “É uma alegria ver que a obra que escrevi, em 1990, está sendo usada para contar a história de Santa Cruz.”
Publicidade
No livro, a escritora conta sobre o povoamento do Vale do Rio Pardo após a Revolução Farroupilha. “Na época, realizei pesquisas aqui na região para o meu livro, mas depois, percebi que a história era além; a história era o passado da comunidade”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: 200 anos de imigração alemã: um Brummer descobre o amor em Santa Cruz
A Epopeia Alemã, além de celebrar o Bicentenário da Imigração, se uniu à atividade do Autor Presente, realizada há quase 30 anos pela Escola Monte Alverne. A diretora Marcia Redieske enalteceu o momento. “É importante para que os alunos revivam a história e entendam o processo de imigração que ocorreu na nossa região. Eles fizeram as apresentações de teatro, dança e orquestra fazendo uma releitura do livro da escritora Valesca.”
Publicidade
O evento teve apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, (6ª CRE) e Anelize Winter Idiomas e Intercâmbios.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.