O balconista de farmácia Ismael Rech, 46 anos, morador de Arroio do Tigre é apaixonado por miniaturas de motos. E coleciona os objetos há 28 anos. Possui dezenas de unidades expostas em sua residência.
Desde jovem, sempre teve uma admiração especial por motos e viajava por todo o Estado em eventos de motocross, supercross e veloterra começou a colecionar miniaturas. Ele também sempre teve motocicleta. As primeiras unidades foram compradas na rodoviária de Santa Cruz do Sul, depois dos 18 anos. “Passei pelo local e vi expostas na vitrine de uma loja. Não pensei duas vezes: fui olhar e comprei algumas”. Depois sempre que viajava para Santa Cruz do Sul, na época para visitar a namorada, hoje esposa, Nadiani, realizava mais aquisições. Quando ele saia de férias e visitava outras cidades ia à procura de mais peças. “Hoje se encontra na região mas na época era muito difícil de achar por aqui”.
A coleção, guardada em quadros feitos em uma parede, na sua residência, mostra o cuidado e amor pelas miniaturas. O local é repleto de cores e diferentes modelos. “São motos de todas jeitos e com muitos detalhes. Cada uma com sua peculiaridade e todos os detalhes, iguais as que se vê circulando pelas ruas”.
A coleção conta com 65 miniaturas, de modelos da Suzuki, Yamaha, Honda, Harley Davidson, algumas de veloterra e outras muito curiosas, de ferro. Todas são miniaturas, com exceção de uma unidade um pouco maior e que ganhou espaço privilegiado no expositor. “Essa me custou mais que a praia”, brinca. Ele tem também uma miniatura de capacete, que achou depois de muita procura. Ismael conta que ainda restam poucos modelos que não possui mas sempre viaja e ainda faz novas compras.
Ele não deixa de ressaltar outras “paixões”: o futebol (tem vários troféus e pelo títulos pelo Francana e Minetto/Hotel Hermes) e o time do coração, o Internacional.