O colágeno tem ganhado popularidade nos últimos anos, atraindo a atenção de muitos consumidores que buscam se beneficiar de suas propriedades. Trata-se de uma proteína fundamental no corpo humano, presente na pele, nos ossos, nos músculos, nos tendões e outros tecidos conectivos. No entanto, a partir dos 25 anos, a produção pelo organismo começa a diminuir. Esta realidade levou a um aumento na popularidade dos suplementos de colágeno, com a intenção de manter a pele firme, as articulações flexíveis e os ossos fortes. Com ela, também surgiram uma série de crenças e mitos em torno deste tipo de produto.
LEIA TAMBÉM: Máxima de 28 graus marca previsão do tempo para o final de semana
A nutricionista Talía Pinto destaca a importância de checar o rótulo e a informação nutricional de qualquer produto antes de comprá-lo: “É essencial estar informado sobre os benefícios reais do colágeno e como maximizar seu potencial para o bem-estar”, afirma. A seguir, a especialista esclarece os mitos mais comuns que rodeiam o colágeno, assim como seus benefícios respaldados pela ciência:
Publicidade
Os suplementos de colágeno engordam
Mito. Geralmente, os suplementos de colágeno não oferecem um aporte calórico significativo, além de possuírem baixo ou nenhum teor de carboidratos, gorduras saturadas e colesterol. Mas isso varia de acordo com cada suplemento, por isso é muito importante verificar a tabela nutricional.
Uma alimentação rica em vitamina C é fundamental para a produção de colágeno
Verdade. Consumir uma alimentação rica em alimentos que forneçam vitamina C pode ajudar na produção de colágeno pelo corpo, uma vez que este nutriente é necessário para a síntese desta proteína.
O colágeno vegetal é igual ao colágeno animal
Mito. Não existe uma fonte de colágeno de origem vegetal. Este componente é encontrado exclusivamente em produtos de origem animal.
Publicidade
O colágeno ajuda a diminuir a celulite
Verdade. Alguns tipos de colágeno têm peptídeos bioativos que ajudam a diminuir os sinais visíveis da celulite e promovem a produção de elastina e procolágeno (forma precursora de colágeno).
O colágeno é só para mulheres
Mito. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo e pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres. Ele faz parte do tecido conectivo que, por exemplo, dá estrutura à pele.
O colágeno é benéfico para a saúde da pele
Verdade. O colágeno contribui para a densidade e elasticidade da pele. À medida que envelhecemos, a produção de colágeno pelo corpo diminui, o que pode provocar rugas e perda de elasticidade na pele.
Publicidade
O colágeno de origem marinha é o melhor
Mito. O colágeno marinho, proveniente de escamas, pele e outras partes dos peixes, não é melhor do que outras fontes de colágeno. A eficácia do colágeno depende em grande parte de sua biodisponibilidade, ou seja, quanto do colágeno proveniente do suplemento é absorvido pelo organismo. Por isso, os produtos que aportam colágeno hidrolisado — que possuem suas moléculas quebradas em cadeias menores de aminoácidos chamadas peptídeos, são mais eficazes, uma vez que sua biodisponibilidade é maior, proporcionando os benefícios.
Não se pode tomar colágeno todos os dias
Mito. Sim, o suplemento de colágeno pode ser consumido todos os dias. Nesse caso, siga as instruções do rótulo do produto.
O colágeno pode ajudar na recuperação de lesões.
Mito. Embora se esteja investigando o papel da suplementação de colágeno no contexto da prática esportiva e na prevenção/recuperação de lesões associadas, a conexão entre ambos ainda não foi estabelecida.
Publicidade
Todos os suplementos de colágeno são iguais
Mito. Existem diferentes tipos de colágeno e diversas fontes de suplementos de colágeno, como o colágeno bovino, suíno, marinho e aviário. Cada tipo pode ter diferentes propriedades e efeitos no corpo. Portanto, se você está considerando consumir suplementos de colágeno, é recomendável falar com um profissional de saúde para obter orientação personalizada.
*Com informações de Herbalife
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙