Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

saúde mental

Colaboradores emocionalmente saudáveis melhoram os resultados do negócio, afirma especialista

Foto: Rodrigo Assmann

Dados do INSS revelam que 36,7% dos afastamentos do trabalho no Brasil são por doenças mentais. O País também é o segundo no ranking da ansiedade no mundo e o primeiro em consumo de medicação. Apontar caminhos para reverter esse cenário nas empresas através do uso de ferramentas comportamentais foi o tema do Café Empresarial realizado na manhã dessa terça-feira, 16, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul.

Palestrante do encontro, a consultora Carolina Giachini, especialista em Neurociência do Comportamento, compartilhou com os participantes práticas e conhecimentos para administrar o ativo mais importante da empresa – os colaboradores – mostrando que isso pode realmente elevar o empreendimento a novos patamares. Mestranda em Neurobusiness e executiva na área de Gestão de Pessoas e em Saúde, Carolina avalia como muito desafiante esse cenário da saúde mental nas empresas, uma vez que a competitividade e os resultados dos negócios estão diretamente ligados ao desempenho das pessoas. “A mão de obra está bem escassa e é imprescindível que as empresas comecem a olhar para os colaboradores que já têm e cuidem deste importante ativo”, alerta.

LEIA TAMBÉM: Empresas estão contratando em Sinimbu; confira as oportunidades

Publicidade

A consultora observa que ainda é pequeno o número de empresas que fazem isso por convicção, entendendo que investir em um programa de prevenção que zele pela saúde mental de seus colaboradores dá sim retorno financeiro para o negócio. Outras, ao contrário, tomam essa decisão porque estão com muitos afastamentos, o que torna o processo mais difícil e oneroso para a organização.

Ferramentas

Na prática, as ferramentas comportamentais apresentadas aliam os estudos da Neurociência e da Fisiologia e podem ser aplicadas em empresas de qualquer porte e segmento. Melhora de foco, de concentração, de viver o momento presente, redução de estresse e ansiedade são os benefícios gerados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal leva empreendedorismo aos jovens do campo

O programa desenvolvido pela consultora baseia-se em três pilares: neurociência do comportamento, mindfulness que é a meditação de atenção plena dentro do ambiente corporativo para alta performance e a metacognição que é a arte de perceber o que se está pensando. “A ideia é que as pessoas possam, em um primeiro momento, serem trabalhadas e depois sim agregar ao ambiente onde estão trabalhando. A participação das lideranças é fundamental nesse processo”, destaca Carolina.

Networking

Publicidade

Promovido pela ACI há quase duas décadas, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e networking.  Recepcionados com um café da manhã, os convidados participam de uma dinâmica de apresentação e assistem a uma palestra sobre um tema atual, ligado ao universo empreendedor. O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, Unisc, Wizard Idiomas, Lisaruth, Dinda Card e Himarte Internet.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.