Seis colaboradores da Excelsior Alimentos passam por avaliações com o objetivo de atingirem a melhor preparação antes da disputa na 5ª Meia Maratona e 16ª Rústica Estadual, marcadas para 24 de setembro. O processo foi iniciado no dia 4 de julho.
No Laboratório de Atividade Física e Saúde (Lafisa) do curso de Educação Física da Unisc, a coordenadora do curso, Miriam Beatris Reckziegel, esteve com o professor Marcelo Henrique Glänzel, a bolsista Queli da Rosa e a funcionária Caroline Lazzari para a realização da bateria de testes clínicos e funcionais, com duração de uma hora para cada pessoa.
LEIA TAMBÉM: Organização da 16ª Rústica e 5ª Meia Maratona divulga percursos
Publicidade
Eloize Moraes Telles foi a primeira a ser avaliada. Para ela, a iniciativa da Excelsior é importante por mostrar preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores. Ela costuma praticar atividades físicas, seja na academia ou em corridas na rua com o marido. Apesar de estar acostumada com a distância de 5 quilômetros, não descarta aumentar, de olho na prova de setembro.
Vagner da Silva Severo não era fã de corrida, mas passou a gostar por sentir mais fôlego nas competições e nas aulas de karatê. Até nos domingos, levanta às 5 horas para correr. “Achei muito boa a iniciativa da empresa. Sempre gostei de praticar exercícios, mas nunca tive a oportunidade de ter um acompanhamento por profissionais da área. Estou empolgado para a competição”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: 15ª Rústica e 4ª Meia Maratona: confira a lista com o tempo de cada atleta
Publicidade
A 15ª Rústica e 4ª Meia Maratona tem patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, Excelsior Alimentos, Unisc e Radson, com apoio da Germani Alimentos e Unimed VTRP. A promoção é da Rádio Gazeta FM 107,9, divulgação da Gazeta Grupode de Comunicações e realização da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz.
Além das atividades físicas, os colaboradores foram submetidos a uma entrevista para traçar um acompanhamento nutricional. A professora Fabiana Assmann Poll, do curso de Nutrição, atuou juntamente com as alunas Taís Brut-cher, Ana Dutra e Nathália Lubers. Conforme Fabiana, o nutricionista deve identificar hábitos do paciente para criar um perfil nutricional, levando em consideração o histórico clínico e as necessidades de acordo com a rotina.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Desafio de Inverno Gasima movimenta atletas em Santa Cruz e Sinimbu
Publicidade
“É importante fazer um plano alimentar. A pessoa precisa organizar a rotina e manter um equilíbrio nutricional. No caso do planejamento para a corrida, o ideal é inserir alimentos que forneçam energia na dieta, aliados a produtos com muitas vitaminas e sais minerais. Os ultraprocessados devem ser banidos do cardápio”, explica Fabiana.
Eloize mudou os hábitos alimentares em 2017 e passou a realizar atividades físicas com frequência. Perdeu 23 quilos. Ela busca manter o equilíbrio nutricional e faz uso de suplementos como whey protein e creatina. Treina cinco vezes por semana na academia e corre três vezes, em uma distância de 5 quilômetros.
LEIA TAMBÉM: A dois segundos do sonho olímpico: Jaque Weber coleciona conquistas
Publicidade
Apesar de ingerir muitas verduras e frutas, não dispensa o hambúrguer, a pizza e o cachorro-quente nos fins de semana. Contudo, cuida para que esses alimentos sejam realmente esporádicos. “Minha saúde é excelente e sinto que tenho energia para passar o dia. Para facilitar, faço marmitas para a semana”, afirma. Por trabalhar das 7h30 às 17h30, o almoço é feito no trabalho. Eloize estima que bebe 1,5 litro de água por dia e fica disposta com cerca de seis horas e 30 minutos de sono.
Em maio, em uma viagem ao Canadá, chegou a perder 3 quilos pela dificuldade em manter a rotina alimentar. “Quando viajamos para fora, valorizamos ainda mais o Brasil, pela variedade que temos na alimentação”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Após classificação dramática, Santa Cruz direciona foco para duelo contra o Lajeadense
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Fernanda Borges recebe a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
*até 17 de setembro
INSCRIÇÕES: eventosesportivos.gaz.com.br
7 horas – Meia Maratona – adultos (21 km)
7h45 – Rústica – adultos (10 km)
7h50 – Rústica – adultos (5 km)
9 horas – Menores (1,6 km)
9h03 – Menores (2,4 km)
O atleta, com recibo de pagamento ou print da operação, deverá se dirigir ao Radson Estação (Rua Ramiro Barcelos, 1.401, centro de Santa Cruz do Sul) somente no dia 23 de setembro (sábado), das 9 às 10 horas e das 14 às 17 horas para retirada do kit atleta (dependendo do lote e da modalidade de inscrição). Para outras situações, confira o regulamento no site eventosesportivos.gaz.com.br.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.