O Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin) realizou na noite dessa quinta-feira, 21, a 1ª Audiência Pública. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre moradores e empresários da região. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas sobre o projeto de duplicação da RSC-287.
A Audiência Pública tinha como objetivo apresentar aos residentes as atuais condições impostas no projeto da Concessionária Rota de Santa Maria, para a localidade de Linha Pinheiral. Está prevista apenas a manutenção de dois retornos – Passo do Sobrado e Fritz e Frida – e a construção de duas passarelas. O Conselho considera as medidas insuficientes para a região, que conta com área urbana e rural, além de aproximadamente 3 mil habitantes e mais de 30 economias, entre comércios e indústrias.
LEIA TAMBÉM: Comunidade de Pinheiral quer mudanças no projeto de duplicação da RSC-287
Publicidade
O presidente do Codepin, Mathias Bertram, ex-vereador e empresário da região, realizou a abertura do evento ressaltando a necessidade da união da comunidade nesse momento, que é crucial para alteração do projeto conforme a realidade da região.
O Secretário do Codepin, Rodrigo Rabuske, atualmente vereador e presidente da Câmara de Vereadores, apresentou a trajetória do Conselho em relação à duplicação da RSC-287, que iniciou em 2017. “Esse trabalho não iniciou hoje, fazem 5 anos que estamos debruçados sobre essa pauta. Nossa preocupação é com a necessidade de intervenções (mais retornos e passarelas) para não inviabilizar os negócios locais e o trânsito inter-regional”, afirmou Rabuske, que também já foi presidente do grupo.
LEIA TAMBÉM: RSC-287 terá mais nove controladores de velocidade
Publicidade
Esteve no evento o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbelssel, representante do Poder Executivo Municipal, que se comprometeu em colaborar com o Codepin na contratação de um engenheiro para a realização de um projeto alternativo. Compareceram também representantes da Concessionária Rota de Santa Maria, Renato Ribeiro Bortolleti, Rafael Cardoso Barros e Maurício dos Reis Oliveira, que apresentaram os trabalhos já realizados e previsões, além de responderem questionamentos da comunidade.
Também estiveram presentes o deputado federal Marcelo Moraes; o presidente do Corede/VTRP Heitor Petry; o presidente da ACI César Cechinato; representante da Secretaria de Logística e Transportes, Ricardo Vuaden; a coordenadora do Hospital Veterinário Cláudia Leutert; representando a Unisc, Marcel Pereira; representando as Redes Hídricas de Linha Pinheiral, os presidentes Vitor Alles e Roque Limberger; e também o presidente da comunidade católica de Linha Pinheiral, Nestor Kist.
LEIA MAIS: Comunidade de Linha Pinheiral pede inclusão de acessos no projeto de duplicação da RSC-287
Publicidade
A título de encaminhamentos da audiência pública, o Codepin se comprometeu na busca de um profissional engenheiro para realização de projeto técnico incluindo os pleitos da comunidade. No segundo momento o projeto será encaminhado para a Prefeitura, Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado e a Sacyr – Concessionária Rota Santa Maria. Por fim, também será encaminhada cópia da ata da Audiência Pública para o Ministério Público para que possa acompanhar o assunto.
LEIA TAMBÉM: Moradores de Pinheiral pedem alterações no projeto de duplicação da RSC-287
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.