O isolamento em função do novo coronavírus vai causar prejuízos e consequências em praticamente todos os setores da sociedade. Neste momento, empreendedores, empresários e profissionais liberais já se preocupam com seus negócios e como fazer com que eles continuem crescendo, apesar do momento de quarentena.
A coach Nadiane Nardi preparou sete dicas que podem auxiliar estes profissionais. “Falando economicamente, mesmo que as atividades sejam retomadas, haverá prejuízos e consequências em todos os setores. E o tempo de recuperação de cada um é incerto”, analisou. “Mas o que está ao nosso alcance fazer neste período? O que fará diferença no seu negócio depois que tudo normalizar?”. Algumas dicas para este período poderão fazer você alavancar sua carreira e seu negócio mesmo com toda a crise.
Quem segue em funcionamento
No caso das empresas que continuam funcionando normalmente e das lojas que vão reabrir, Nadiane Nardi indicou que é fundamental seguir todas as orientações e medidas de higiene e segurança, para garantir que a equipe esteja protegida. “É importante que todos os funcionários disponham de materiais de proteção, como álcool gel, máscara e luvas, e tenham cuidados redobrados com a higiene pessoal”, afirmou. Para a coach, este também é o momento de implementar o negócio, oferecendo atendimentos online e opção de delivery, por exemplo.
Rever processos e horários de funcionamento também é importante, para garantir um rodízio justo de funcionários. “É um momento de cautela e prevenção, de mudanças e adaptações rápidas. É hora de sair do automático, de pensar fora da caixa, ver o seu negócio por outra dimensão e desenvolver outras possibilidades. Mantenha seu foco e utilize o seu tempo da melhor forma possível.”
O QUE FAZER
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Estude
Temos a impressão de que somos experts no nosso negócio, mas essa epidemia nos mostra como somos vulneráveis. Aproveite este momento para estudar sobre o seu negócio, para analisar o contexto macro e microeconômico onde está inserido. Leia livros, faça aquele curso online sobre gestão que você queria realizar e nunca deu tempo. Aprimore-se para chegar com força total depois. Os que já estiverem preparados tendem a sair mais rápido da crise.
Estreite o relacionamento com seus clientes e parceiros
Você pode fazer isso por meio das redes sociais. Aproveite para interagir com seu público, enviar dicas a eles com conteúdo de valor. Se for da área da saúde ou algum outro serviço básico pode também enviar orientações, fazer uma lista de transmissão no WhatsApp. Publique nas redes sociais algo que realmente irá ajudar o seu cliente, irá fazer diferença neste momento que estamos todos vivendo.
Faça um planejamento
Isso é muito importante – por mais que estejamos numa situação em que não podemos planejar muito, você pode planejar o depois. Planeje ações, planeje marketing, planeje objetivos e crie pequenas metas para o seu negócio.
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Reúna-se com sua equipe
Online ou presencial, é o momento de sentar com eles e entender o funcionamento da sua empresa sob o ângulo deles, de discutir e criar processos e políticas melhores. Documente as atividades da sua equipe e, por meio disso, melhore o atendimento ao seu cliente. Crie metas em conjunto, determine atividades para cada um, reorganize o que está precisando. Identifique falhas e potencialidades.
Analise o seu livro-caixa
Analise o seu estoque, seus gastos fixos, seus gastos supérfluos, seu lucro líquido. Será que preciso gastar tudo que gasto? Será que preciso ter um estoque tão grande? O meu lucro está condizente com meus objetivos de ganho? Estou tendo lucro? O que posso fazer para aumentar este lucro?
Analise suas métricas
Nos últimos três anos quantos clientes minha empresa atendeu? Qual o tíquete médio por cliente? Qual a margem de lucro que você teve? Qual foi o retorno no seu investimento de marketing? Quantas vezes seu cliente retorna? Quanto indica sua empresa a outras pessoas? Quais são os serviços em que você deveria focar mais?
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Use sua criatividade
Será que tem algo que posso fazer agora para continuar movimentando o meu negócio? Tem algum serviço alternativo que posso oferecer? Tem algo que posso tirar de toda esta situação para implementar ou modificar o meu negócio?
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