Categories: Centro-Serra

CME divulga nota de esclarecimento sobre declaração durante debate político

O Conselho Municipal de Educação de Sobradinho divulgou nota de esclarecimento por causa de declaração feita por um dos candidatos durante o debate realizado nessa segunda-feira, 28, na Rádio Gazeta FM 98.1 quando foi discutido o fechamento de escolas no interior do município.

Conforme nota divulgada pelo CME, a afirmação proferida no debate é inverídica “tendo em vista que o Conselho Municipal de Educação não se manifestou favorável, por ofício ou por ato normativo”. O órgão ressaltou que desaprova veementemente a afirmação exposta e sustenta que o CME representa a gestão democrática balizada na lei do plano nacional e municipal e merece respeito ao ser citado nas declarações públicas.

De acordo com o CME, o órgão recebeu um ofício do Conselho do Fundeb no dia 17 de outubro de 2019 solicitando sobre os gastos das escolas do interior. Segundo o conselho, seguindo as determinações da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), não é incumbência do órgão manifestar posição sobre a situação, sendo de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Publicidade

O CME ainda destacou que não é função e nem interesse do conselho estar ligado a discussões que tenham o simples teor de levantar injúrias e inverdades dentro de um contexto de campanha política.

LEIA TAMBÉM: Candidatos a prefeito de Sobradinho debatem na Gazeta FM

Confira nota na íntegra:

Publicidade

“O Conselho Municipal de Sobradinho, órgão que compõe o Sistema de Ensino desse município vem muito respeitosamente esclarecer que a afirmação proferida no debate da Rádio Gazeta no dia 28 de setembro de 2020, sobre o fechamento das Escolas do Campo de Sobradinho é inverídica, tendo em vista que o Conselho Municipal de Educação não se manifestou favorável, por ofício ou por ato normativo.

O Conselho Municipal de Educação refuta veemente a afirmação exposta no debate e sustenta que esse órgão municipal representa a gestão democrática balizada na lei do plano nacional e municipal merece respeito ao ser citado nas declarações públicas, pois o Conselho Municipal de Educação é um órgão partidário e representativo de diversos segmentos sociais, não tendo como intenção de nenhuma forma se promover em discussões com teor político e sem veracidade.

Esclarecendo os fatos, podemos ressaltar que no dia 17 de outubro de 2019, este colegiado recebeu um ofício do Conselho do Fundeb que está em anexo a está nota, pedindo que o Conselho Municipal de Educação se manifestasse frente ao conteúdo do mesmo e do estudo orçamentário apresentado. Na reunião do colegiado, no dia 18 de outubro, a mesa diretora apresentou o ofício para todos os membros e ficou acordado que seria feita uma consulta para a entidade Uncme ( União dos Conselhos Municipal de Educação do RS) sobre qual seria o encaminhamento desse processo. Recebemos o retorno da Uncme que nosso colegiado não possuía incumbência de se manifestar favorável ou contrário ao teor desse conteúdo, tendo em vista de que a mantenedora e administradora do Sistema de Ensino é a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Publicidade

No dia 10 de dezembro de 2019 o CME encaminhou ofício para a Secretaria de Educação esclarecendo que nosso colegiado não iria se manifestar ao Conselho do Fundeb tendo em vista de que não era nossa incumbência e ainda informando que as escolas do campo possuem legislação própria do MEC e de que a Secretaria deveria estar atenta a isso.

Sabendo de nossa função mobilizadora e propositiva, estamos em constante diálogo com toda a sociedade, sempre dispostos a ouvir todas as demandas.

E é preciso reforçar que, não é função e nem interesse do CME estar ligado a discussões que tenham o simples teor de levantar injúrias e inverdades dentro de um contexto de campanha política”.

Publicidade

LEIA MAIS: Ministério Público pede impugnação da candidatura de Gilvan Trevisan

 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.