Categories: Coronavírus

Clubes de Santa Cruz sugerem restrições para que voltem a funcionar

Cinco clubes sociais de Santa Cruz do Sul se uniram para solicitar à Prefeitura que possam abrir as portas, com restrições e regras, diante da pandemia do coronavírus. Citados no artigo 4º do mais recente Decreto Municipal de Calamidade Pública, os clubes têm o funcionamento vedado durante o período de crise, juntamente com casas de festa, bares, teatros e outras unidades.

Entendendo que, com restrições, as entidades poderiam oferecer os esportes que não envolvem contato direto entre os jogadores, Aliança, Santa Cruz Country Club, Tênis Clube, União Corinthians e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) oficializaram o pedido de flexibilização ao prefeito Telmo Kirst e ao secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, na segunda-feira, 20.

LEIA MAIS
Prefeitura divulga novo decreto com medidas de combate à Covid-19
Saiba quais são as regras para o funcionamento das academias em Santa Cruz

Publicidade

O documento, além de justificar os motivos que permitiriam a abertura, sugere uma lista de restrições, cuidados e regras, as quais os solicitantes se comprometem a seguir. “Acreditamos que é uma opção para voltarmos a funcionar, com todos os cuidados necessários. É nesta linha de atendimento que entendemos ser possível essa flexibilização”, afirmou o presidente do União Corinthians, Marco Jardim, em entrevista à Rádio Gazeta nesta manhã.

Segundo ele, o principal objetivo é oportunizar a prática de esportes, considerando a importância das atividades para manter a imunidade em dia e prevenir doenças. “Elencamos somente esportes que não têm contato. A gente sugeriu algumas regras, que os clubes deverão se adequar”, explicou. O basquete, por exemplo, é uma das modalidades que não foram incluídas na lista, por exigir muito contato entre os jogadores.

No documento enviado à Prefeitura (leia abaixo na íntegra), os clubes pedem a retomada de cinco modalidades com restrições nas práticas: golfe, tênis, beach tennis, padel e bolão. São especificadas sugestões de funcionamento para cada prática, como o limite de jogadores. As entidades se comprometem a manter níveis elevados de higienização, ter intervalo entre as atividades, fechar ambientes como vestiários e priorizar atividades com agendamento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira sete dicas para usar as máscaras da forma correta

“Só nós, do União Corinthians, temos hoje, entre terceirizados e funcionários, pelo menos 20 pessoas que dependem do clube. A manutenção não parou. Lógico que estamos respeitando tudo o que está acontecendo, mas podemos usar esse decreto para que, aos poucos, possamos colocar os sócios nos clubes, para poder participar destes serviços”, comentou.

A intenção, segundo Jardim, é que os clubes sociais sejam contemplados em uma edição do decreto e que as instituições se adaptem às regras da Administração Municipal. A expectativa, conforme o presidente do União Corinthians, é positiva: “Estamos bem tranquilos, pois esse termo está bem dentro do que o último decreto contempla. Os clubes estão prontos, preparados para que isso [a abertura parcial] aconteça.”

>>> Clique aqui para ler o ofício na íntegra

Publicidade

Contraponto
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da assessoria de imprensa, disse que vai analisar o documento e deve emitir posicionamento ainda nesta quarta-feira, 22.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.