Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENÂNCIO AIRES

Clube de Leituras trabalha para reabrir a biblioteca em outubro

Na formação do clube está uma biblioteca que reunia famílias alemãs para leitura

Após longo tempo sem um espaço específico para obras literárias, o Clube de Leituras de Venâncio Aires irá recomeçar a sua biblioteca. A novidade foi anunciada por meio de uma publicação nas redes sociais, divulgada no dia 21 de julho.

Segundo o presidente da entidade, Telmo Kist, a decisão de criar o espaço nasceu entre os integrantes da diretoria do clube. “Depois de ganharmos uma série de volumes de escritores locais, surgiu a ideia da biblioteca”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Patrono da Feira do Livro de Rio Pardo, Carpinejar faz reflexão sobre ansiedade e amor

Publicidade

A iniciativa ganhou incremento com a doação do acervo completo do ex-deputado estadual e ex-vereador venâncio-airense Luiz Fernando Staub. Por meio do gesto, Kist sentiu que deveria seguir em frente com a recriação do espaço.

Kist lembra do dia em que Staub fez a doação, quando ele próprio levou os livros que tinha em casa. “Temos amizade de longa data, e um dia ele me falou que queria destinar seu acervo cultural para o clube em que viveu grande parte de sua vida.”

Telmo Kist, Luiz Staub e o diretor jurídico do clube, Ailton Melo, na doação do acervo

O trabalho de catalogação das obras ainda não foi iniciado, visto que o local que abrigará a biblioteca está em reforma. Mas inicialmente Telmo diz que o acervo doado conta com livros ligados ao Direito, política, bibliografias de ilustres brasileiros, romances e outros. “Definimos o local como o Centro de Cultura do Clube de Leituras, onde ficarão a biblioteca e o museu do clube.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha SOS Calamidade termina com quase R$ 400 mil arrecadados

Segundo Telmo, a história do clube registra a sua formação por intermédio de uma biblioteca que reunia famílias alemãs para leitura de obras na língua pátria. O nome inicial recebido pela sociedade foi Leseverein, fundada em 30 de abril de 1887. Em razão disso, a partir da reabertura da biblioteca, a diretoria objetiva reunir exemplares em alemão.

Quem deseja contribuir com o acervo pode encaminhar doações à secretaria do Clube de Leituras, na Rua Júlio de Castilhos, 464, no centro de Venâncio Aires. Conforme Telmo Kist, a inauguração da biblioteca está marcada para o fim de outubro.

Publicidade

Após a abertura, toda a comunidade poderá dispor do acervo. “Vamos começar sem muita estrutura, mas com a intenção de disponibilizar diversos itens e dar nossa contribuição no enriquecedor hábito da leitura.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.