A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou convênio, na tarde desta quinta-feira, dia 18, com o Centro Veterinário Wazlawik Ltda para atendimento de animais de pequeno porte, que estejam sob a responsabilidade do Canil Municipal.
Dada a crescente demanda e a capacidade reduzida do canil, principalmente na realização de intervenções cirúrgicas de maior complexidade, a medida atende a uma antiga demanda das entidades de proteção animal, dando suporte à Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Pelo convênio, no valor total de R$ 377 mil, o município terá o suporte da clínica na prestação de serviços de internação, tratamento de ferimentos de baixa e alta complexidade, castrações, aplicação de vermicidas e vacinas, tratamento de viroses, eutanásia, captura e transporte de cães e gatos vítimas de maus tratos, atropelamento e abandono. Parceiras do município, as ONGs de proteção animal encaminharão os casos que necessitam de atendimento, conforme cotas a serem definidas.
Publicidade
Para a defensora de animais independente, Jonéia Ferreira dos Passos, que atua permanentemente em campanhas junto à comunidade, a prefeitura dá uma passo significativo para o bem-estar animal e dessa forma atende a um antigo anseio das organizações que militam em prol da causa. “Todos os dias a gente vê o descaso pelas cidades aí afora. Aqui já não vemos mais”, disse.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o convênio entre o município e a clínica especializada significa mais um avanço na área do bem-estar animal e fortalece a parceria com as entidades. “Teremos a partir de agora um suporte técnico mais qualificado, dadas as limitações do município, e poderemos junto com as ONGs prestar um trabalho muito melhor”, avaliou.
Ao assinar o convênio, no Salão Nobre do Palacinho, o prefeito Telmo Kirst mencionou planos de implantar em Santa Cruz do Sul um hospital público veterinário. Ele fez também questão de dizer que ao assumir o governo o canil encontrava-se em estado crítico e que com a parceria das ONGs a situação hoje é bem diferente.
Publicidade
Também participaram do ato, os secretários municipais de saúde, Henrique Hermany, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, voluntários, representantes da clínica e das ONGs defensoras da causa animal.
Campanha contra a raiva – No último domingo do mês, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde estará apoiando uma iniciativa dos alunos do 8º e do 9º semestres do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Das 9h às 17 horas, na Praça da Bandeira, estarão sendo aplicadas vacinas anti-rábicas em cães e gatos pelo valor de R$ 4,00.
Publicidade
This website uses cookies.