Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EVENTO FAMILIAR

Clima, novidades e exposições atraem multidão na Expoagro

Foto: Rodrigo Assmann

Organização está otimista em alcançar um público de até 180 mil visitantes nos quatro dias da feira, que chega ao fim amanhã

Organização está otimista em alcançar um público de até 180 mil visitantes nos quatro dias da feira, que chega ao fim amanhã

Os dois primeiros dias da 23ª Expoagro Afubra, que encerra amanhã, foram de intensa movimentação no Parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Excursões e visitantes de diversos municípios gaúchos e até de fora do Estado conferiram as atrações da programação – que conta com seminários e palestras – e também as inovações tecnológicas. Quem vai ao parque encontra maquinários, exposição de animais, lavouras demonstrativas e estandes de empresas ligadas ao setor agrícola. Um dos pontos mais visitados é o Pavilhão da Agricultura Familiar, que conta com mais de 200 agroindústrias vendendo seus produtos. 

Movimento positivo de público

De Vila Passa Sete, Candelária, Lislei Schünke, 39 anos, é uma das expositoras do Pavilhão da Agricultura Familiar. Há mais de 15 anos participa da feira, que, segundo ela, permite a prospecção de clientes e promove a divulgação do empreendimento da família – a Agroindústria Jânio Schünke. A empresa fabrica embutidos, como linguiça e salame, há 25 anos.

Lislei Schünke projeta vender muitos embutidos no estande da família

Lislei e a irmã esperam superar a marca do ano passado. “Se o movimento seguir desta forma, como foram os dois primeiros dias, com certeza teremos uma feira lucrativa”, destaca ela. 

Publicidade

LEIA MAIS: Expoagro Afubra chega ao penúltimo dia; confira programação desta quinta-feira

Na tarde dessa quarta-feira, 26, os organizadores avaliaram de forma positiva a presença do público. ​​O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, disse ser um dos grandes atrativos da feira. “A agricultura familiar é um setor que todos visitam. Até o cheiro é atrativo quando a gente entra no pavilhão. Normalmente alguém leva algum alimento, sempre muito bem feito pelos agricultores familiares”, salientou o presidente. “Então, se o visitante se sentir bem e achar alguma coisa positiva, achar que é bom, nós também entendemos que a feira é boa.”

Ele também celebrou a colaboração do clima. “Está ajudando. Na terça, 25, tivemos um dia super agradável, não estava muito quente, estava nublado. Nessa quarta também saiu o sol, mas não é aquele sol insuportável. Então, se continuar dessa forma, nós alcançaremos a expectativa que é de chegar aos 180 mil visitantes.”

Publicidade

LEIA MAIS: Queijo provolone recheado com salame: novidade é sucesso entre os visitantes

Por não haver um controle de acesso ao parque, o coordenador-geral da feira, Marco Antônio Dornelles, ainda não antecipou parciais. No entanto, salientou que os números são positivos. “As agroindústrias estão com vendas excelentes. E esperamos, lá na sexta-feira, reunir todas as informações dos nossos expositores para a gente fecharmos os números da 23ª edição.”

A vontade de retornar

O casal Airton e Laurita Cech, de Rio da Prata, no município de Rio do Campo, Santa Catarina, viajou 600 quilômetros para conhecer a feira. Produtores de tabaco associados há mais de 20 anos à Afubra, vieram em excursão que lotou três ônibus para verificar as novidades, principalmente no cultivo de hortaliças e nas lavouras demonstrativas. “Inclusive, estamos levando sementes de tabaco e de hortaliças”, destacou Laurita, que também não deixou de adquirir uma lembrança da Expoagro – um chapéu.

Publicidade

Airton e Laurita, de Santa Catarina, viajaram mais de 600 quilômetros para ver a feira

Airton ainda destacou a grandiosidade da feira e as muitas atrações. “É tudo muito bonito, atraente, não dá nem tempo de conferir tudo. Sem contar a excelente receptividade de todos os expositores. Onde se vai tem alguém disposto a dar explicações sobre os produtos e equipamentos. São técnicos atenciosos que nos tiram as dúvidas. Com certeza vamos voltar numa próxima edição.”

LEIA MAIS: De carona no ônibus até a Expoagro: transporte coletivo facilita ida dos visitantes ao parque

Quem já visita a Expoagro há 21 anos é Lovanício Loeblein, de 23 anos, de Vila Santa Emília, Venâncio Aires. E a cada edição, se encanta com as novidades apresentadas pelos expositores. Ele, que optou por permanecer na propriedade dos pais quando encerraram a criação de suínos, vê no meio rural a oportunidade de ser “seu próprio patrão”. “Se enfrenta dificuldades, mas ali podemos fazer nosso horário, investir da forma que queremos e tirar nosso sustento, além de produzir boa parte do próprio alimento”, salientou o jovem, que se dedica à produção de grãos, como soja, milho e trigo.

Publicidade

Lovanício Loeblein visita anualmente a Expoagro para buscar conhecimento e novidades

Na Expoagro, Lovanício conta que busca conferir as novidades em técnicas, tecnologia e cultivos que pode aplicar na propriedade. “Aqui trazemos dúvidas que são esclarecidas por técnicos, conhecemos produtos e máquinas e pesquisamos valores para ver se conseguimos investir. Hoje mesmo estava conferindo condições para fazer um consórcio para adquirir uma máquina”, salienta o produtor venâncio-airense, que estava acompanhado da companheira Franciéle Uhlmann, da irmã Anelise e do cunhado Víctor Fagundes.

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.