Após um longo período de estiagem, com hortaliças bastante prejudicadas, agora os feirantes começam a se recuperar na venda desses produtos. Alface, rúcula, brócolis e tomate, entre várias outras, são algumas das verduras que apresentam uma aparência bem melhor nesse período, com tamanho maior, além de mais cor e viçosidade.
O extensionista rural Vivairo Zago, da Emater/RS-Ascar, explica que a melhora já pode ser percebida a partir do momento em que as chuvas começaram a se estabilizar e, principalmente, com o aumento da vazão dos mananciais hídricos. “Estava faltando muita água. Na época de seca, havia muita hortaliça que tinha o sistema de irrigação e não estava sendo irrigada por conta da falta da água”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Solo bem cuidado é fundamental na produção de hortaliças
Publicidade
De acordo com Zago, até o momento, o tempo tem sido muito favorável para as hortaliças. “Está tendo uma boa radiação solar. Tanto para as hortaliças da época quanto para as hortaliças de verão que estão plantadas na estufa, como, por exemplo, tomate, pimentão, pimenta.” Ele acrescenta que uma temperatura nem tão fria e nem tão quente, o que foi registrado no final de maio e início de junho, colabora para o crescimento do fruto. “Crescimento de folha, qualidade no sentido de sanidade, menos doenças fúngicas, tudo isso favorece o tamanho do fruto, o tamanho das folhas, a cor das hortaliças e também o sabor.”
LEIA TAMBÉM: Horta Urbana Comunitária da Coomcat aposta na segurança alimentar a partir da produção própria
A época, segundo Zago, é positiva para o cultivo; mas é preciso atentar para as previsões de geada, o que pode dificultar a vida dos agricultores. “Hortaliças típicas de inverno, como brócolis, couve-flor, repolho, cebola e alho, geralmente não têm problemas com temperaturas baixas. A não ser em algumas fases, como na floração da couve-flor, que, se der uma geada muito forte, pode ter problema de queimadura”, observa. “Tem muita variação no município e na questão do relevo. O ideal, no inverno, é evitar o plantio de hortaliças em baixadas.” Atualmente, completa Zago, a oferta de hortaliças está normal.
Publicidade
Na Feira Rural Central de Santa Cruz do Sul, a grande movimentação de pessoas e a boa aparência dos produtos mostram que, realmente, o período está positivo para o cultivo. A produtora Cristiane Regina Waechter, de Linha Pinheiral, afirma que a condição das hortaliças está boa. “Está melhor agora. A gente coloca um pouco mais de adubo e elas estão vindo com mais facilidade e crescendo mais bonitas.” Durante a estiagem, segundo Cristiane, alface e rúcula foram algumas das mais prejudicadas.
LEIA TAMBÉM: Apesar de menores, frutas cítricas estão com a qualidade mais alta nesta safra
O produtor Norberto Goetze, de Linha Áustria, também diz que a situação melhorou. “Aumentaram as vendas e o público. Na seca, hortaliças mais sensíveis, como a alface, foram mais prejudicadas. Antes demoravam para crescer e não se desenvolviam.” O produtor acrescenta que a disponibilização do vale-feira também fez o público aumentar.
Publicidade
Uma das consumidoras é Mônica Müller, que faz compras todas as sextas-feiras. Ela também reparou na melhora dos produtos. “Antes estava tudo meio murcho por causa do calor, e agora melhorou muito.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.