Santa Cruz do Sul

Clima de Natal eleva a expectativa dos lojistas de Santa Cruz

Passadas as emoções da 38ª Oktoberfest e da Procissão das Criaturas, o comércio em Santa Cruz do Sul direciona a atenção para as festividades de fim de ano, especialmente o Natal. O período, aguardado com ansiedade por muitos, promete movimentar lojas e demais setores. Na área central, enquanto comemora as vendas pelo Dia da Criança, a comerciante Edinete Freitas aguarda a chegada de mais uma remessa de mercadorias e novidades. “Acreditamos que o crescimento nas vendas seja semelhante ao que tivemos em outubro, com incremento de 13%”, diz.

Antes disso, porém, ela se prepara para o próximo Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que também deve movimentar o município, no fim de novembro. Com 15 anos de loja, a comerciante acredita que os eventos, aliados aos horários diferenciados de atendimento, são fundamentais para os bons resultados e para a atração de público. “Tenho muitos clientes de diferentes municípios da região que vêm para cá, como Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Sobradinho e Candelária”, complementa.

LEIA TAMBÉM: Cruz símbolo do município vai ganhar projetores e nova iluminação

Publicidade

Da mesma forma, o fluxo nas lojas com produtos de decoração começa a se intensificar. No Oba Oba, a sala ambientada foi aberta na segunda quinzena de setembro. No espaço, o clima natalino está presente em todos os detalhes. São almofadas, peças de cerâmica, adornos, guirlandas, pelúcias, globos e luzes, entre outras opções, para ornamentar aos ambientes. Para este ano, a loja também deve apostar na locação de árvores de Natal, o que já foi sucesso em 2022. A proprietária, Marilene Aguiar Pacce, acredita que as vendas serão similares às registradas no calendário anterior. “As pessoas estavam retomando as confraternizações em família. Foi um ano bom”, recorda.

Confiante, Edinete reforçou o estoque para atender os clientes de Santa Cruz e região
Lojas especializadas em decoração oferecem os produtos natalinos desde setembro

Na Gasima, que atua com materiais elétricos, a expectativa é de incremento nas vendas, afirma o gerente Leandro Valter Gerlach. “Neste ano colocamos os artigos natalinos à venda no início de outubro e até agora tivemos uma sinalização bem positiva”, ressalta. De acordo com ele, os modelos, cada vez mais atraentes visualmente, modernos e com bons preços, têm incentivado os consumidores a investirem neste segmento. “Alguns tipos, inclusive, já esgotaram”, revela.

LEIA TAMBÉM: Feriado altera o funcionamento dos supermercados e serviços em Santa Cruz; veja

Publicidade

Nas lojas Afubra, o clima também é de otimismo. De acordo com a gerente da unidade Ana Nery, Jaqueline Jardim, nos dois últimos meses do ano espera-se, inclusive, superar as expectativas. “Outubro foi um mês muito satisfatório. E agora ainda teremos a inauguração da seção de móveis, na próxima sexta-feira”, revela.

Momento de recuperar o caixa e fechar o ano com “mais fôlego”

A direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também está confiante. “As operações vão ajudar a recuperar o fluxo de caixa e tentar terminar 2023 com um pouco de fôlego”, afirma o presidente Ricardo Bartz. Ele lembra que a expectativa se renova em virtude do 13º salário e das férias. Há ainda aqueles que visualizam oportunidades de trabalho com as vagas temporárias.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais os melhores horários para pegar a estrada neste feriadão

Publicidade

“Os setores que mais devem contratar são as lojas de vestuário, calçados e supermercados”, afirma Bartz. Ele lembra que, além do comércio, outros segmentos se preparam para o período. “A área de material de construção, por exemplo, vem aquecendo em função de reformas e reparos realizados nas residências, e que devem se intensificar”, reforça.

Com base no desempenho da economia, especialmente no segundo semestre, acompanhada do índice de inadimplência, que registrou estabilidade desde agosto, o varejo espera um fim de ano positivo, afirma o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode. “A queda discreta na inflação e a estabilidade no mercado de trabalho tendem a elevar a confiança das famílias, fator sempre decisivo para impulsionar as vendas, independente da época do ano”, diz.

LEIA TAMBÉM: Parques de Santa Cruz passam a funcionar em novo horário a partir desta quarta-feira; confira

Publicidade

Em relação aos horários especiais de atendimento, o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários seguem em negociação. “Acreditamos que, nos próximos dias, teremos a orientação ao lojista e ao consumidor para que ambos possam se preparar e programar suas compras”, afirma Spode.

Campanha

A CDL espera a adesão de lojistas para uma grande campanha alusiva ao Natal, com mais de R$ 35 mil em prêmios, entre eles uma moto zero-quilômetro. Até a promoção do Dia dos Pais, em agosto, foram distribuídas mais de 400 mil cartelas. Até o dia 26 de dezembro, quando ocorre o sorteio final, a expectativa da entidade é chegar a 1 milhão de cupons.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.