Santa Cruz do Sul

Clima de festa junina ganha espaço no comércio de Santa Cruz

A chegada do mês de junho traz consigo uma das tradições mais conhecidas entre os brasileiros: as festas juninas. Além das tradicionais bandeirinhas coloridas que enfeitam os espaços, é possível ver grande variedade em trajes típicos, acessórios e itens que são muito usados. Nos festejos são comemorados Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, e São João, padroeiro de Santa Cruz.

O calendário das festas foi trazido com a colonização portuguesa, de acordo com o sociólogo e professor adjunto do departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cesar Hamilton Brito Goes. “No catolicismo ibérico, os santos de junho são muito tradicionais. Nesse sentido, cada grupo de imigrantes portugueses foi adaptando as suas festas segundo a sua região de origem, mas invariavelmente compreendem as festas dos santos populares, sendo a de São João a mais cultivada”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Consumidor vai gastar mais com produtos da festa junina; veja preços

Publicidade

Além das celebrações em torno dos santos, duas expressões culturais e muito significativas nesta época do ano são a culinária e as danças. “Elas estão presentes em todas as regiões, modificando os estilos conforme a influência cultural de cada uma”, explica. O sociólogo lembra que o milho é um dos ingredientes tradicionais em todas as festas, variando os preparos e inclusive as denominações em cada lugar.

O Supermercado Miller oferece grande variedade em produtos derivados do cereal, principalmente para preparo de pipoca e canjica. Além disso, posui mercadorias feitas à base de amendoim, como paçoca, rapadura e pé de moleque, típicos da época das festas juninas. Para os que desejam se aquecer no frio, há opções de quentão com e sem álcool, para agradar a toda a família.

LEIA TAMBÉM: Conheça cinco simpatias típicas dos santos de junho

Publicidade

A gerente de Marketing do Miller, Elisa Trinks, destaca a fabricação própria da padaria e confeitaria. “Oferecemos aos clientes bolos caseiros, cocada, rapadura, broa de milho, bolacha macron de amendoim e a novidade deste ano, a batata-doce assada pronta para o consumo”, acrescenta.

Na Delize Doces e Presentes, a linha mais buscada pelos clientes é a de doces feitos com amendoim, que, segundo a vendedora Silvane de Melo, é o foco principal do estabelecimento para as festas juninas. Além das tradicionais guloseimas como paçocas, rapaduras e pé de moleque, a cocada, pipoca doce e novidades como doce de abóbora e cone trufado também estão na predileção dos consumidores.

LEIA TAMBÉM: Tem festa junina, mas você sabe por quê?

Publicidade

Conforme Silvane, para complementar as festas juninas, a casa oferece itens em decoração e trajes característicos. Vestidos coloridos, chapéus, bandeirinhas e brindes para pescaria estão entre os produtos mais procurados pelo público.

Roupa “caipira”

O sociólogo Cesar Goes cita os trajes utilizados pelos “caipiras” nas festas juninas, sobretudo particularidades como os remendos e apliques colocados nas roupas. Segundo ele, trata-se de uma forma de parodiar a condição de pobreza do povo no interior com o refinamento do traje do vaqueiro da Caatinga, com as alegorias do cangaço. A loja Festa e Fantasia é um dos locais onde esse tipo de roupa pode ser encontrado em Santa Cruz. Vestidos, camisas e uma diversidade de acessórios enchem os olhos dos clientes já na entrada do estabelecimento, que também exibe os produtos na vitrine. 

Estampas coloridas e produtos específicos são algumas das características das festas | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Safra de trigo em 2023 deve ser a segunda maior do Rio Grande do Sul

Publicidade

Segundo a gerente Betina Giehl, dois públicos diferentes buscam por produtos de festas juninas: quem prefere comprar tudo pronto e quem confecciona. Para isso, a loja está preparada com as mais diversas opções. Em relação a trajes, para o público masculino estão disponíveis camisas, chapéus, gravatas, além de remendos para aplicação. Já para o feminino são vestidos, acessórios de cabelo, tiaras, laços e aventais coloridos. As noivas que vão se casar durante o arraial podem garantir tiaras e buquês para a festa. 

Segundo Goes, além do tradicional casamento caipira, os adereços para os lugares onde acontecem as festas também têm variações. Para deixar a festa mais especial, estão disponíveis opções em TNT estampado, figuras em E.V.A, balões de origami e também bandeiras coloridas. Para a pescaria não ficar de fora, os clientes têm à disposição varas, peixes de plástico e brindes. Uma das novidades deste ano é o bolo de pipoca, que pode ser utilizado para decoração de mesas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.