Além da vitória do Grêmio sobre o Goiás por 2 a 1, na Arena, e a derrota do Inter para o São Paulo por 2 a 0, no Morumbi a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro teve mais oito jogos que foram disputados neste final de semana, com destaque para os clássicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, além da estreia de Mano Menezes no comando do Cruzeiro, com direito a goleada diante do seu torcedor.
O melhor jogo da rodada aconteceu no Allianz Parque. Palmeiras e Corinthians fizeram jus à uma das maiores e mais antigas rivalidades do futebol brasileiro. Em uma partida eletrizante, as duas equipes empataram em 3 a 3. O Verdão chegou a estar em vantagem por três vezes, marcando gols com Lucas, Robinho e Dudu. O Timão, no entanto, mostrou que não é líder a toa. Guilherme Arana, Amaral (contra) e Vágner Love definiram a igualdade no placar.
No Fla-Flu, melhor para os Rubro-Negros, que venceram por 3 a 1
Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.
Publicidade
Já no Maracanã, diante de 55 mil torcedores, o Flamengo confirmou a arrancada no Brasileiro e derrotou o Fluminense por 3 a 1, em tarde inspirada de Emerson Sheik e Kayke, que marcaram um gol cada. Paulinho fez o terceiro do Rubro-Negro, enquanto Jean, de pênalti, descontou para o Tricolor. Apesar do domínio flamenguista nos 90 minutos, a partida, porém, foi marcada por uma jogada irregular, que resultou no primeiro gol da partida. Wallace usou o braço para acionar Sheik.
Em Minas Gerais, cerca de 40 mil torcedores compareceram ao Mineirão para acompanhar a estreia de Mano Menezes no comando do Cruzeiro. E o início não poderia ter sido melhor, com uma impiedosa goleada por 5 a 1 sobre o Figueirense. Inspirado, o atacante Willian, que não balançava as redes desde abril (mais de 150 dias), resolveu anotar quatro gols de uma só vez. Vinícius Araújo completou, enquanto Marquinhos Pedroso fez o tento de honra dos catarinenses.
Com o pé-direito: assim foi a estreia do passo-sobradense Mano Menezes no Cruzeiro
Foto: Fred Magno/Lightpress/Cruzeiro
Publicidade
Nos demais jogos de domingo, destaque para o Coritiba, que deixou a zona de rebaixamento depois de 18 rodadas consecutivas. Em um confronto direto, o Coxa, mesmo fora de casa, derrotou o Avaí por 2 a 0, com dois gols de Henrique Almeida. Na Ilha do Retiro, Sport e Santos perderam a chance de encostar no G-4 e empataram em 1 a 1. Pior para o Leão, que não vence há nove partidas pelo Brasileiro. E na Arena Condá, Chapecoense e Ponte Preta ficaram no 0 a 0, e começam a se preocupar com a zona de rebaixamento.
No sábado, o Atlético-MG afundou ainda mais o lanterna Vasco da Gama. Com gols dos argentinos Lucas Pratto e Dátolo, o Galo fez 2 a 1 no Maracanã e manteve os 100% de aproveitamento contra equipes cariocas. De pênalti, Nenê descontou para o Cruzmaltino, que não balançava as redes há oito jogos. Já na Arena da Baixada, Atlético-PR e Joinville empataram em 0 a 0, numa partida que teve quatro expulsões, sendo três dos visitantes, que conseguiram segurar a igualdade no placar.
Brigas pelo título, G-4 e rebaixamento
Publicidade
Após ver sua série de vitórias ser quebrada com o empate no clássico, o Corinthians viu também diminuir a distância para o vice-líder Atlético-MG para cinco pontos (50 a 45). O Grêmio, terceiro colocado, também aparece na briga pela ponta, somando 44 pontos. Já pela última vaga no G-4, o São Paulo foi quem se deu melhor, aproveitando o tropeço do Atlético-PR. O Tricolor paulista tem 38 pontos, contra 37 do Furacão. Na sequência, aparecem Flamengo e Palmeiras (ambos com 35), Santos (34), Fluminense e Sport (33). Com 31, o Inter aparece um pouco mais distante, mas ainda pode sonhar com a Libertadores.
Diferença de 32 pontos separam o více-líder Atlético-MG do lanterna Vasco
Foto: Paulo Fernandes/Vasco
Na parte de baixo da tabela, mais equilíbro. A Chapecoense, 12ª colocada, com 29 pontos, está apenas quatro acima da zona de rebaixamento. Atrás dela, aparecem Cruzeiro e Ponte Preta, com 28, e Figueirense e Coritiba, com 26. O Goiás abre o Z-4 com 25, seguido pelo Avaí, com 24, e o Joinville, com 21. Já o lanterna Vasco, que amarga sete derrotas consecutivas no Brasileirão, soma apenas 13 pontos, e fica cada vez mais próximo do terceiro rebaixamento em oito anos. Na partida de sábado, o time carioca marcou apenas o seu nono gol no campeonato.
Publicidade
Confira os jogos da 24ª rodada:
Quarta-feira, 9
Ponte Preta x Vasco – 19h30 – Moisés Lucarelli (Campinas)
Internacional x Palmeiras – 19h30 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Atlético-MG x Avaí – 19h30 – Independência (Belo Horizonte)
Figueirense x Atlético-PR – 21 horas – Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Joinville x Chapecoense – 21 horas – Arena Joinville (Joinville)
Corinthians x Grêmio – 22 horas – Arena Corinthians (São Paulo)
Santos x São Paulo – 22 horas – Vila Belmiro (Santos)
Coritiba x Fluminense – 22 horas – Couto Pereira (Curitiba)
Quinta-feira, 10
Goiás x Sport – 19h30 – Serra Dourada (Goiânia)
Flamengo x Cruzeiro – 21 horas – Maracanã (Rio de Janeiro)
Publicidade