Criada por Gene Roddenberry em 1966, a série de televisão Star Trek se tornou um fenômeno mundial e ícone da cultura pop ao longo dos anos. A franquia conta com centenas de livros, 12 filmes, além de inúmeros jogos e quadrinhos. Em comemoração aos 50 anos de existência da franquia, a Editora Aleph, que foi a primeira a publicar romances sobre Star Trek no Brasil, relança neste mês uma das obras de maior sucesso da saga (que estava esgotada há anos das prateleiras): Portal do tempo.
Em 1992, o importante livro de A. C. Crispin, marcou no Brasil o início de uma coleção de romances baseados em Star Trek. Esta nova edição leva ao leitor uma apresentação de cada personagem logo no começo do livro e um glossário que explica termos da saga, além de notas que ajudam a entender e buscar os episódios mencionados no texto. O prefácio é assinado por Salvador Nogueira – jornalista científico, que já colaborou para a SuperInteressante, Folha de S. Paulo e Scientifican American e editor do portal Trek Brasilis – que comenta a importância da série e alguns fatores que explicam o sucesso dos personagens, que cativam e inspiram os fãs pelo mundo.
Publicidade
Além de divertir o público com as missões da nave Enterprise, Star Trek teve uma significante contribuição para a história da televisão no quesito representatividade. Levou para as telas um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um imediato alienígena. Mas o impacto cultural da franquia vai além de sua longevidade. Star Trek antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o tablet, o PC, o palmtop e os celulares.
Depois de cinco décadas, a franquia não perdeu o fôlego: em julho será lançado Star Trek: Sem Fronteiras, terceiro da nova leva de filmes sobre a saga, e está prevista para 2017 uma nova série televisiva, que será transmitida pela BBC.
Portal do tempo dá um pontapé inicial nas comemorações deste ano, mas não para por aí. A editora pretende lançar mais livros da série em 2017 – os títulos serão anunciados em breve. Os leitores que estão familiarizados com a série já podem assumir seu lugar na Enterprise, mas o livro é um também um convite para os tripulantes de primeira viagem, que são muito bem-vindos para embarcarem no universo de Star Trek.
Publicidade
This website uses cookies.