O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) lança nesta sexta-feira, 27, a Agenda Ambiental Cisvale 2030, um conjunto de 30 ações para o desenvolvimento sustentável e aplicação do Plano Estratégico do Meio Ambiente para o Vale do Rio Pardo. As ações focam na educação e no envolvimento da comunidade para a criação de uma cultura de preservação e sustentabilidade no Vale do Rio Pardo.
No contexto atual, o presidente do Cisvale, Gilson Becker, defende a ação imediata da região em prol da preservação ambiental. “É parte do nosso legado, daquilo que iremos deixar para as futuras gerações e da continuidade da nossa sociedade. É de extrema importância a criação, mas sobretudo, a implantação de um planejamento estratégico que envolva toda a comunidade”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Mais municípios aderem ao registro de preço de medicamentos do Cisvale
Publicidade
Segundo Becker, além de uma carta de princípios e os 30 projetos, que terão ação e envolvimento diretos da comunidade, o Cisvale quer comprometer a região a criação de uma cultura efetiva de sustentabilidade, por meio de ações de curto, médio e longo prazo.
“Estipulamos que nos próximos sete anos iremos criar um ambiente favorável à educação ambiental, por meio de práticas que vão desde a recuperação de hortas escolares até ações que envolvem as administrações municipais e a própria iniciativa privada”, frisa. Nasce deste objetivo a Agenda Ambiental Cisvale 2030 – 30 ações de preservação e cuidado com o meio ambiente até 2030.
O projeto será apresentado à região na próxima sexta-feira, em um evento em comemoração aos 18 anos do Cisvale, completados no último dia 20. O encontro ocorre no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, na presença de prefeitos dos 17 municípios que integram o consórcio, gestores da área ambiental e demais convidados. “Reuniremos para este momento especial, profissionais da área pública, do setor ambiental, da educação e de empresas regionais que têm o potencial de amplificar este conjunto de ações da Agenda Ambiental Cisvale 2030”, complementa o presidente do Cisvale, Gilson Becker.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cisvale aprova orçamento de R$ 13,6 milhões para 2023
O Planejamento Estratégico Ambiental, com a Agenda Ambiental Cisvale 2030 e o conjunto das 30 ações ambientais que serão implementadas na região foram desenvolvidos pela Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, elaborado pelas professoras Juliana Mônica da Costa e Priscila Fernandes. O projeto já conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), que juntos, pactuaram pela realização da Agenda Ambiental Cisvale 2030 no início do mês de outubro.
Ainda no eixo Meio Ambiente, em uma ação inédita no Rio Grande do Sul, o Cisvale apresenta nesta sexta-feira o Plano Socioambiental para enquadramento de áreas urbanas de preservação permanente. A adequação, atende a uma exigência federal, imposta aos municípios, por meio da resolução 458/202 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). “Somos a primeira região do estado a implementar este Plano Socioambiental de forma coletiva, adequando às necessidades da legislação, para poder criar segurança jurídica aos municípios do nosso consórcio”, pontua o presidente do Cisvale Gilson Becker.
Publicidade
O plano irá realizar o diagnóstico das áreas urbanas dos municípios da região, possibilitando que de forma padronizada, cada município estabeleça suas áreas de preservação permanentes, conforme os critérios legais. Além disso, o consórcio irá promover a revisão dos Planos Municipais de Saneamento – exigência também de competência dos gestores municipais, que impacta sobre ações e planos de desenvolvimento individuais das cidades. Ambos os projetos serão desenvolvidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenados pelo professor Marcelo Kronbauer.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.