Regional

Cisvale fará concurso para definir slogan da agenda ambiental 2030

A manhã desta sexta-feira, 27, foi um marco para os 17 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A Agenda Ambiental 2030, um conjunto de 30 ações com foco no desenvolvimento sustentável e aplicação do Plano Estratégico do Meio Ambiente para o Vale do Rio Pardo, foi oficialmente lançada em um evento no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, empresas, representantes, autoridades e os prefeitos da região puderam conhecer os tópicos apresentados, como compromisso com sustentabilidade, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e uso de recursos.

A ação, que também marca os 18 anos do consórcio, já vinha sendo apresentada ao longo da semana em empresas e entidades da região, incluindo a Gazeta Grupo de Comunicações, onde se reuniram com o diretor-presidente André Luís Jungblut. A partir da apresentação, o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, explica que haverá uma ampla divulgação, incluindo uma campanha para definir nome e slogan da agenda, envolvendo principalmente as escolas e os municípios.

LEIA MAIS: Cisvale apresenta Plano Socioambiental para o Vale do Rio Pardo

Publicidade

Com o foco na educação e na participação da comunidade, a ideia é também criar uma cultura de preservação e sustentabilidade no Vale do Rio Pardo. Becker destaca ações que já foram realizadas nas áreas da saúde e ambiental, e agora ressalta dois contratos assinados na manhã dessa terça-feira, 24: o diagnóstico socioambiental e a revisão dos planos de saneamento, sendo que esta última vai ser contratada por todos os 17 municípios por intermédio do Cisvale.

Os objetivos da Agenda Ambiental 2030 envolvem tanto medidas a curto prazo quanto médio e longo. As ações serão desenvolvidas por meio de parcerias, tanto com o poder público quanto com iniciativas privadas. “É um trabalho a nível regional, que otimiza, que intensifica, que busca estar abrangendo a toda nossa região, 17 municípios, com mais de 400 mil habitantes, e que se torne efetivo, não apenas ações pontuais mas abrangendo os municípios como um todo”, explica o presidente do consórcio.

LEIA MAIS: Cisvale apresenta carta de princípios ambientais; veja o que diz

Publicidade

Becker também avalia a necessidade do envolvimento de todos os entes da sociedade. “A comunidade precisa se integrar, estar envolvida, para que as ações realmente surtem seu efeito e nós possamos alcançar este objetivo. E também de manter o equilíbrio entre economia, necessidade de crescimento, mas o ambiental precisa caminhar lado a lado. Dessa forma, também temos ações mais efetivas, pensando num todo, para que possamos avançar nessa linha e ter os resultados lá no final.” Ainda, destacou a participação de escolas, entidades, empresas, universidades e da imprensa.

Por fim, o presidente comemorou a importância da atuação do Cisvale ao longo desses 18 anos. Entre os destaques, estão os mais de 1,6 milhão de atendimentos realizados, o pioneirismo no consórcio, as ações diferenciadas, o trabalho de liderança em nível regional e a complementação dos serviços que são oferecidos. Também se destacam as contratações coletivas, como de exames de Covid-19 e de atas de registro de medicamentos.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Centro Cultural 25 de Julho vai ganhar nova sede

Publicidade

Oito primeiros projetos da Agenda Ambiental Cisvale 2030

  • Rios e vales
    Projeto, planejamento e ações para a recuperação de fauna e flora nos rios da região, desenvolvido por meio de ações de plantio e revitalização da mata ciliar, peixes e animais nativos dos rios. Ação será realizada em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Pardo, prefeituras dos municípios e Emater-RS/Ascar. Serão realizadas ações junto aos ribeirinhos e comunidades lindeiras para recuperação dos rios e preservação dos mananciais hídricos e afluentes, deixando as áreas o mais parecidas possíveis com a natureza original do espaço.
  • Frutas nativas
    Incentivo à diversificação agrícola, com fomento à implantação de pomares de frutas nativas, por meio da recuperação da flora nativa regional. Com foco nos produtores rurais, a ação visa atingir os 17 municípios da região, pelos próximos sete anos. Por meio da extensão rural da Emater-RS/Ascar, a intenção é elaborar uma pesquisa para criação de projetos de manejo e plantio de árvores frutíferas de forma sustentável, para viabilizar a produção de frutas nativas como forma de diversificação da produção nas propriedades rurais do Vale do Rio Pardo.
  • Concurso para criação do slogan da Agenda Ambiental Cisvale 2030
    Por meio da escolha de um slogan para nossa “Agenda Ambiental 2030 Cisvale”, a meta é não apenas conscientizar, mas também inspirar ações positivas para promover a proteção do meio ambiente na região. Toda comunidade será chamada a participar, por meio de inscrições, para a criação deste slogan, que será utilizado como a segunda marca do projeto. O slogan vencedor se tornará um emblema de nossos esforços em prol do meio ambiente, representando nossa determinação de preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
  • Hortas escolares
    Fomentar aumento e manutenção de hortas escolares e incentivo à alimentação saudável e sustentável. Criar onde ainda não há, ou incentivar a produção de hortas no ambiente escolar, com estímulo à alimentação saudável dos alunos, para que, pelo menos uma vez por semana, a merenda da escola seja feita com produtos da horta. Do projeto, além da educação ambiental, será realizado um livro com receitas desenvolvidas a partir do contato dos alunos com a produção de alimentos saudáveis.
  • Composteiras amigas do meio ambiente
    Fomentar reaproveitamento de resíduos para transformação em adubo orgânico e conectar ao projeto das hortas escolares. Será desenvolvido nos 17 municípios da região consorciada, com estudantes da rede pública e privada. Criar nas escolas, a partir das sobras da cozinha, uma composteira que será montada na própria instituição, cujo objetivo é educar sobre o resíduo orgânico, ao mesmo tempo em que se cria o adubo para utilizar nas horas e canteiros da escola.
  • Gincana “Coleta de Resíduos entre Escolas: Unindo Forças pela Sustentabilidade”
    Criar uma gincana escolar regional, incentivando reciclagem e propagação de educação ambiental. Na primeira fase, os alunos disputam entre as escolas do município e no segundo momento, a região se une para competir entre si. Durante a gincana, cada equipe é responsável por planejar suas estratégias, estabelecer metas e elaborar campanhas de conscientização para envolver toda a comunidade escolar. Os alunos se tornam verdadeiros embaixadores da sustentabilidade, promovendo a importância da coleta seletiva e incentivando a participação ativa de colegas, professores e funcionários.
  • Brinquedos e árvores
    Projeto troca brinquedos por árvores ou flores. O projeto prevê a preparação de mudas de plantas e árvores, para que estas sejam trocadas por brinquedos, em momentos especiais, nos 17 municípios que integram o Consórcio. Espera-se, pelo projeto, a construção e consolidação de valores como solidariedade, de coletividade e de desenvolvimento de ações de reconstrução da flora em ambientes domésticos.
  • A redação que transforma o ambiente
    Competição de redação sobre temas pertinentes ao meio ambiente. Em duas etapas – municipal e regional – os alunos das redes públicas e privada serão estimulados a criar redações sobre o meio ambiente. Ao final do concurso, haverá uma cerimônia de premiação e as redações premiadas irão compor um livreto, nas versões digital e impresso.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.