Prefeitos e representações dos 17 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participaram de uma assembleia extraordinária na manhã de sexta-feira, 12. Entre outros temas, houve a análise do edital, lançado pelo governo do Estado, para a criação de Centros Regionais de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe (CAS/TEAcolhe), que visa garantir e promover o atendimento às necessidades específicas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Os participantes estudaram as possibilidades de adesão ao edital, com uma avaliação de levantamentos feitos pelo Cisvale. Entre eles estavam o custo de contratação de profissionais capacitados para atuar nos centros, a estrutura física necessária para atendimento e outras viabilidades técnicas. Diante de impasses, os prefeitos, em conjunto, optaram por criar uma comissão que irá a Porto Alegre para debater algumas questões com a Secretaria Estadual da Saúde.
LEIA TAMBÉM: Projeto vai promover interação entre crianças autistas e famílias
Publicidade
Segundo Gilson Becker, prefeito de Vera Cruz e presidente do Cisvale, a medida tem como objetivo esclarecer dúvidas e escolher a melhor alternativa com relação à criação do Centro Regional de Atendimento. “Queremos um encaminhamento mais elaborado para analisarmos e avançarmos com o edital e outras opções que podemos ter”, afirmou.
Além de pautas administrativas, a assembleia extraordinária discutiu a viabilidade de ampliação dos serviços oferecidos pelo Cisvale, como credenciamento do consórcio para as áreas da veterinária e de residencial terapêutico. “Ou seja, ações que ainda não são ofertadas e possuem uma demanda expressiva para os municípios. O Cisvale vai buscar essa viabilidade, de também servir como uma opção de atendimento para os municípios que compõem o consórcio”, destacou Becker.
Após a assembleia, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) fez uma solenidade em comemoração aos 62 anos da entidade. O ato contou com a palavra de autoridades e a entrega de homenagens a figuras políticas.
Publicidade
O presidente da Amvarp e prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto, salientou que um dos objetivos de sua gestão será modificar a atuação da entidade. “Com muita responsabilidade e pé no chão, vamos torná-la mais participativa e próxima das pessoas. Vamos juntar todos os anseios e as necessidades dos 17 municípios que fazem parte e dar mais força para que possamos, de forma coletiva, tornar os dias melhores.”
LEIA TAMBÉM: Campanha visa orientar a população sobre o autismo
A nova administração contará com participação maior do público externo. “A Amvarp terá uma nova logística e nós estamos à disposição para debater qualquer tipo de assunto que seja referente à coletividade e as pessoas.”
Publicidade
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a oportunidade de fala que Mano Paganotto concedeu ao seu pai, Enio José Paganotto, que já presidiu a entidade. “Ser presidente da Amvarp é uma honra. Muito importante representar essa constelação de homens públicos que fazem muitas coisas boas, muitas vezes até o impossível pelos seus municípios”, frisou Enio.
Ele agradeceu pelo momento especial durante o evento. “Que bom que o meu filho, que eu tenho a honra de dizer que é meu herdeiro político, me concedeu essa honraria. Eu estou encerrando minha carreira política com chave de ouro. Saio agradecido pela lembrança que vocês me proporcionaram”, disse, emocionado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.