A direção do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) pretende ampliar o volume de atendimentos em saúde para a população. Para isso, busca parceria com o governo do Estado.
Durante a visita do governador Eduardo Leite a Santa Cruz do Sul, nessa terça-feira, 7, representantes do consórcio entregaram uma proposta nesse sentido.
No documento, líderes da região reforçam o compromisso com a atenção à saúde, por meio do Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), colocando o espaço à disposição do Estado. A proposta, que busca viabilizar o acesso rápido ao atendimento em mais de 40 especialidades médicas, deve ser analisada por Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
LEIA MAIS: Cisvale discute ampliação de repasses e novas parcerias
Publicidade
A meta do Cisvale é manter a celeridade nos agendamentos de consultas médicas realizadas no Centro, viabilizando o espaço a um número maior de pacientes. O presidente do consórcio, Carlos Gustavo Schuch, justificou o pedido ao governador. “Gostaríamos que o governo olhasse para essa situação, assim como estudasse a oferta de uma futura parceria entre a entidade e a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.
Leite confirmou o interesse em analisar a demanda, que deverá ser repassada à pasta estadual da Saúde. “Vamos observar essa questão e discuti-la com a secretária Arita Bergmann. O modelo de atendimento do Cisvale é um exemplo para todo o Estado, uma iniciativa muito positiva”, elogiou.
LEIA TAMBÉM: Comitiva de Venâncio Aires debate financiamento da UTI Pediátrica com Eduardo Leite
Publicidade
No documento entregue ao governo, o presidente do Cisvale destacou a importância da atividade do consórcio na área do atendimento em saúde nos 17 municípios conveniados, reforçando a importância de parcerias com o Executivo gaúcho.
“A média anual de atendimentos no Crem alcança a marca dos 160 mil procedimentos em saúde. Hoje, o Cisvale tem capacidade instalada de até 500 atendimentos por dia, com possibilidade de suprir a demanda represada em toda a região. Além disso, somos o único consórcio que implementou e aplica a pleno a proposta do Centro de Referência Regional do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), vinculado ao Programa Estadual TEAcolhe, com prestação de serviços em favor de toda a demanda regional”, salienta Schuch.
LEIA TAMBÉM: Meio ambiente é pauta do primeiro encontro entre o Cisvale e prefeitos
Publicidade
Pedidos
A expectativa da direção do Cisvale agora é para a realização de duas reuniões em Porto Alegre. A pauta encaminhada ao governador Eduardo Leite está entre as demandas. Há uma agenda confirmada para os dias 22 e 23 de março, em audiências promovidas pela Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp).
Um desses encontros está marcado com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, e o outro com a secretária da Saúde, Arita Bergmann. O objetivo é formalizar mais parcerias e ampliar o repasse de recursos para o serviço regional.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!