Pelas informações preliminares, sabia-se que algo grandioso estava por acontecer durante o encontro programado para o dia 27 deste findo mês de outubro. Ao convite, fomos chegando. A equipe de recepção e a diretora-executiva, Lea Vargas, esmeraram-se para que todos nos sentíssemos fraternalmente em casa. O café, no salão do Hotel Águas Claras, estreitou as relações entre os prefeitos e os gestores dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), entre lideranças políticas, instituições, entidades, imprensa, convidados e a comunidade.
Sem demora, o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, presidente do Cisvale, encaminhou o lançamento da “Agenda Ambiental 2030 Cisvale”. O fez também em nome dos colegas signatários, com competência e motivação. Ato contínuo, as professoras Juliana Mônica da Costa e Priscila Fernandes de Oliveira apresentaram o “Plano Estratégico” elaborado pela Faculdade Dom Alberto. Na sequência, o professor Marcelo Luis Kronbauer, pela Unisc, relatou como serão desenvolvidos os trabalhos em atendimento à Agenda.
LEIA MAIS: Cisvale apresenta carta de princípios ambientais; veja o que diz
Publicidade
Foram explanadas estratégias, metas e ações a serem cumpridas até 2030. A partir do diagnóstico socioambiental, sob a visão regional, mas ambientado nas peculiaridades próprias de cada um dos 17 municípios que compõem o Cisvale, serão objetivadas as ações de curto, médio e longo prazo. As primeiras previstas para os seis meses iniciais, seguindo-se as de até dois anos, sendo que em sete anos as de longo prazo deverão estar implementadas. Foi salientado que o Plano se insere no contexto dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o que nos energiza na territorialidade local e “sinergiza” regional e planetariamente.
Na sequência, o deputado federal Heitor Schuch agregou a previsão legal do pagamento por serviços ambientais (PSA), assim como saudou a iniciativa. Também o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, em nome do governador Eduardo Leite, louvou o movimento colaborativo.
Encerradas as manifestações, o compromisso coletivo se fez esperançoso. Nos percebemos convictos de que o Cisvale, em seus 18 anos de existência, abraça a causa que é de todos, atesta sua valência múltipla e impulsiona proatividades no enfrentamento à crise climática, à fragilização dos habitats naturais, à perda da biodiversidade e às carências sanitárias. Sim, o Cisvale nos convoca, firmemente, para a futuridade ecossistêmica.
Publicidade
Saímos do encontro lançados ao fazer, sob as premissas da sensibilidade e da ciência, do compromisso mútuo e da vontade realizadora. Sem dúvida, outubro será lembrado, tanto pelo dia 27 de 2023 como pelo dia 20, data em que foi fundado o Cisvale, no ano de 2005.
O registro das crescentes temperaturas planetárias nos convoca para urgentes e necessárias mudanças conceituais e comportamentais.
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.