O brasileiro tem como tradição deixar para fazer algumas coisas na última hora. É assim na declaração do Imposto de Renda, é assim nas datas especiais, quando tudo leva ao comércio local para garantir um bom presente. O Dia dos Pais, porém, mostrou uma certa antecedência. Apesar do intenso fluxo de pessoas na área central de Santa Cruz do Sul, na manhã de sábado, os filhos optaram por garantir a lembrança ainda durante a semana.
A constatação é da equipe da Joalheria e Ótica Kothe. A véspera da data foi intensa, mas o maior fluxo ocorreu na quinta e na sexta-feira, garantindo que os pais não percam o horário, ganhando relógios, e nem deixem de evidenciar a personalidade, com pulseiras e correntes variadas. Durante a semana, mantendo a tradição gaúcha, as cuias e bombas também estiveram entre as escolhas dos filhos.
LEIA TAMBÉM: Conheça a história do avô que se dedica como pai na educação da neta
Publicidade
Um hábito cultuado no Rio Grande dia Sul também esteve entre as formas mais praticadas de reconhecer a importância dos pais. Muitas famílias se reuniram para fazer um churrasco e confraternizar. Foi o que ocorreu com o casal morador da Linha João Alves Anderson Airton Santos e Jéssica Silva dos Santos. Com as filhas Sofia Rafaela, de 8 anos, e Alana Maitê, de 5, começaram a festejar já na noite de sábado, quando a mãe dele estava de aniversário. No Dia dos Pais, o caminho foi até Vale do Sol, na família de Jéssica e, depois do almoço, para a casa do pai dele.
Mais controlada e conseguindo guardar o segredo, Sofia reservou o cartão produzido na escola para a entrega somente no domingo. Alana não aguentou e já havia dado a lembrança antes mesmo do passeio pelo Centro, na tarde de sábado.
Gustavo Vianna e a filha Maria Fernanda, 7 anos, passeavam pelo centro de Santa Cruz na tarde de sábado. Ele ainda não sabia, mas em casa, no Bairro Schulz, o seu presente já o aguardava. À Gazeta do Sul, a pequena confidenciou, em segredo, que se tratava de uma calça. “A mãe comprou a calça e eu fiz um cartão para ele na escola. Daí vou dizer ‘parabéns pelo Dia dos Pais’”, contou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gazeta visita Catedral São João Batista; veja como está a reforma e saiba como ajudar
A comemoração também foi em família. Eles estiveram na casa do sogro de Viana, no domingo ao meio-dia, para conferir o tradicional churrasco.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que os filhos tiveram que desembolsar mais recursos para garantir os presentes neste ano. A “inflação do Dia dos Pais” ficou acima do índice geral de aumento de preços. Os produtos referentes à data subiram 4,1% em relação ao ano passado, ao mesmo tempo que a inflação é 2,8%.
Publicidade
Perfumes, livros, cinema, roupas, restaurante e relógios apareceram entre os presentes cotados que mais subiram, enquanto computadores e celulares ficaram mais em conta. Em Santa Cruz do Sul, um fator local criou diferencial na escolha. Muitos optaram por adquirir ingressos e ir em família ao jogo Santa Cruz x Lajeadense nesse domingo, 13.
O levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostrou que o tíquete médio das compras seria de R$ 140,00. Com isso, o volume de vendas deve ter subido, no País, 2,2% em relação a 2022, chegando a R$ 7,67 bilhões.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.