Dia 19 de agosto, com sessões às 15 horas e às 19h30, Santa Cruz do Sul recebe a palestra-show “Madame do Réu, uma mulher nordestina de cor”, com a artista e cientista social piauiense Jaísa Caldas. A atração integra o circuito Oralidades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do país e responsável por promover o intercâmbio entre autores de todas as regiões brasileiras.
Jaísa é ligada ao movimento do rap nordestino, é compositora e articuladora de movimentos sociais e, em sua performance, combina música, poesia e discussões culturais para falar da força e da riqueza dos elementos regionais do Nordeste. O evento acontecerá no Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul (Rua Tiradentes, 15) e é aberto ao público, gratuitamente. Turmas escolares podem agendar a participação antecipadamente através do telefone (51) 3713-3222 ou WhatsApp (51) 99374-5844.
LEIA TAMBÉM: Oktober Karte será novamente utilizado na 39ª Oktoberfest
Publicidade
O Arte da Palavra é um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes.
O projeto é composto por três tipos de circuitos: de autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
A apresentação de Jaísa Caldas pelo Arte da Palavra é uma ode à beleza, à resistência e à resiliência da mulher negra nordestina, cujas histórias são tecidas com fios de poesias autorais e entrelaçadas com melodias de esperança e auto-afirmação regionais. Durante a apresentação, a persona artística, a poesia e a história ganham vida por meio da autenticidade das composições de uma jovem negra nordestina cujas palavras ecoam as histórias ancestrais, as lutas e as vitórias.
Publicidade
O repertório passeia por ritmos e poesia da literatura marginal e ressoa vivências através da arte e do empoderamento poético, proporcionando um ambiente de inspiração e celebração a cultura, a poesia e a música negra. Cada verso nesta jornada é uma reverência à riqueza cultural e à herança ancestral da mulher nordestina.
Poesias e letras, nascidas da profundidade da experiência humana, exploram temas de amor, dor, luta e triunfo, enquanto as ecoam a batida do coração de uma existência que se recusa a ser silenciada. A apresentação será mesclada entre poesias e músicas autorais que trazem a força e marcação de elementos regionais do nordeste, seja nas letras ou nas bases melódicas que acompanham as manifestações poéticas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.