Entre os dias 29 de maio e 5 de junho acontecerá em Santa Cruz do Sul a Semana do Meio Ambiente. A programação, que será colaborativa e voluntária, vai proporcionar, além da cerimônia de abertura, trilhas, plantio de árvores e ações com escolas. Para a edição de 2023, haverá um foco específico: o Cinturão Verde, uma das principais riquezas naturais do município.
LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações
Em entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9, a embaixadora da Semana Lixo Zero no município, Débora Leonhardt da Silva, comentou sobre esse foco. Segundo ela, haverá o debate sobre possíveis ações no local, fauna e flora, recursos hídricos e outras questões ambientais. Para tanto, haverá a parceria com mestrandos e doutorandos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que realizam projetos de pesquisa no espaço estimado em 465 hectares.
Publicidade
Débora ainda comentou sobre a possibilidade da participação da população. “A gente deixa esse convite claro para a população que está espalhada pelo entorno do Cinturão Verde. Aquelas pessoas que tenham área e queiram conhecer mais, ou aqueles que nunca se deram conta que a gente tem essa riqueza grandiosa no município, que querem aprender um pouquinho mais sobre o Cinturão”, disse à Rádio Gazeta. Pelo fato de a Semana do Meio Ambiente ser colaborativa, qualquer pessoa ou empresa pode encaminhar suas ações à comissão organizadora.
LEIA TAMBÉM
- Dia da Conservação do Solo: por que cuidar é necessário?
- Dom Aloísio Dilli: zelo ambiental com tarefas na horta e no pomar
Além disso, a comissão realiza reuniões on-line semanalmente, abertas a instituições, empresas e organizações que tenham interesse em contribuir na programação. O próximo encontro acontecerá na quarta-feira, 17 de maio, a partir das 8 horas, em formato on-line. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram ou Facebook, ambos como @lixozeroscs.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!