Arte, tecnologia e sustentabilidade. Buscando integrar estes três aspectos, foi criado o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. E na próxima semana, o furgão chegará a Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, onde apresentará duas sessões gratuitas ao ar livre na quarta-feira, 8, no Grêmio Esportivo Sinimbu, no centro da cidade. Na ocasião, haverá distribuição de pipoca.
Na primeira sessão, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens infantis e ambientais, produzidos pelos estudantes do 7º ano C da Emef Nossa Senhora da Glória. Às 19 horas, na segunda sessão, a atração será a animação Sing – Quem Canta Seus Males Espanta, da Illumination Entertainment. Além disso, o público poderá visitar e conhecer o furgão do CineSolar, que carrega toda a estrutura do cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: filme resgata o movimento que criou grêmio estudantil na Emef Afonso Rohlfes
Publicidade
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL, Prefeitura de Sinimbu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, e é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Os curtas-metragens que serão exibidos na primeira sessão foram produzidos após uma oficina realizada na tarde da última quinta-feira, 26, com a turma do 7º ano C da Emef Nossa Senhora da Glória, coordenada remotamente por Wagner Rodrigo da Silva. Ao longo de cerca de três horas, os estudantes tiveram contato com a linguagem audiovisual por meio de elementos como fotografia, enquadramento e roteiro.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu terá nova Caminhada na Natureza
Publicidade
Na Oficinema Solar, por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. “As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis de forma mais aprofundada, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.
Os estudantes aprenderam a utilizar o Stop Motion Studio, aplicativo de vídeo gratuito, disponível para celulares. A professora de Informática, Leonara Valsi dos Santos, garante que o programa também poderá ser aproveitado por outras turmas durante as aulas. “O resultado foi um show de animação!”, comemora. A ideia também agradou aos alunos, que conheceram a técnica de filmagem Stop Motion, a qual transforma várias fotos em um vídeo.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.